Segunda, 05 de Junho de 2023
O deputado Marcel van Hattem se revoltou durante a sessão no plenário da Câmara que atravessou todo um dia e se estendeu pela noite para que lideranças fizessem “acordos”.
O deputado apontou que os parlamentares estavam lá, mas não tinham qualquer poder de decisão, comparando-os a "palhaços em um picadeiro".
“Nós discordamos muito e quase sempre, mas não é possível continuarmos com esse desrespeito ao Plenário. Aqui nós temos deputados de primeira e de segunda categoria. Aqui temos Deputados que são convidados para reunião — ainda assim, não todos, os Líderes representados nesta Casa — e deputados que ficam aqui à mercê do tempo, à mercê das decisões de outrem, esperando ver se algo acontecer”, disse.
Van Hattem prosseguiu:
“A portas fechadas, acontecem discussões, às quais eu nem gostaria de ter acesso, para ser bem sincero, discussões certamente fisiológicas ou similares, que me fazem pensar o que o Plenário vai decidir nesta noite”.
Ele fez um apelo aos colegas para que mostrassem alguma dignidade como parlamento e votassem contra a continuidade de um sistema que há décadas vem prejudicando o Brasil.
Van Hattem disse:
“Vamos proclamar a independência dos nossos mandatos e clamar, como o PSOL e o NOVO fizeram, mesmo divergindo tanto, pelo respeito aos nossos eleitores e aos nossos mandatos”.
Para finalizar, o deputado desabafou:
“Estamos sendo feitos de palhaços. E quem paga pelo circo é o povo brasileiro. Não dá para continuar desse jeito, em que o picadeiro nada vale, o que vale é o que acontece no camarim, é o contrário. [...] É hora de esta Casa se respeitar. Temos uma medida provisória na pauta. Se acontecer de vir a ser votada, eu peço aqui aos colegas Parlamentares, porque cada um aqui tem um voto, conforme o mandato dado pelo povo que o elegeu... Vamos enterrar essa medida provisória.
E falo não apenas como Vice-Líder da Oposição, mas sobretudo como um Deputado que quer honrar o seu mandato e quer ver todos os mandatos aqui honrados. Vamos enterrar essa medida provisória e dizer ao povo brasileiro que este Parlamento é independente e realmente vale a confiança que colocou no mandato de cada um de nós”.
Confira:
Nenhum comentário:
Postar um comentário