martins em pauta

quinta-feira, 2 de março de 2023

Homem morre após contrair “ameba comedora de cérebro” ao lavar o rosto

Quinta, 02 de Março de 2023

Reprodução 

Um morador do sul da Flórida, nos Estados Unidos, morreu de uma infecção causada pela ameba Nagleria fowleri, conhecida como “ameba comedora de cérebro”, na sexta-feira (20/2), após enxaguar o rosto e o nariz com água da torneira. O caso foi relato pelo jornal Fox 4, dos EUA.

O homem, que não teve o nome revelado, morreu três dias antes de o departamento de saúde da região emitir um alerta público sobre a infecção causada pela ameba, um microrganismo que vive em ambientes úmidos.

Segundo as autoridades de saúde, a infecção pela Nagleria fowleri é bastante rara e só ocorre quando a água contaminada entra pelo nariz do indivíduo. A ingestão de líquido contaminado pela ameba não acarreta em problemas de saúde graves.

A ameba “comedora de cérebro” provoca uma doença chamada de meningoencefalite amebiana primária (PAM) e, por enquanto, não há nenhum tratamento eficaz para o problema. A mesma infecção afetou uma criança de 13 anos chamada Caleb Ziegelbauer, no verão passado, também na Flórida. O menino segue em processo de recuperação.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doença (CDC), a infecção provocada pelo microrganismo mata mais de 97% das pessoas que a contraem. Dos 154 indivíduos que foram infectados nos Estados Unidos, entre 1962 e 2021, apenas quatro pacientes sobreviveram.

“A ameba é encontrada em fontes termais, em água morna, lagos e também pode estar presente em tanques de água quente e, em alguns casos muito raros, na água que sai da torneira”, disse Eric Milbrandt, diretor do laboratório marinho da Sanibel-Captiva, para a Fox 4.

Metrópoles 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643