martins em pauta

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

VÍDEO: “Buraco azul”: a água está contaminada, diz presidente da Caern

Quarta, 08 de Fevereiro de 2023

“A água não está mais tão azul e se você continuar utilizando sem renovar a água, ela vai ficar cada vez mais escura. Hoje a água está contaminada. Não pode ser consumida, nem tomar banho no local”. Essa foi a afirmação do presidente da Caern, Roberto Linhares durante coletiva de imprensa no Centro Administrativo de Parnamirim, na manhã desta quarta-feira (8), para esclarecer questionamentos e mostrar os possíveis projetos a serem executados pela Prefeitura de Parnamirim, Região Metropolitana de Natal.

Representantes da Companhia de Águas e Esgotos de Natal (Caern) e Parnamirim participaram de uma coletiva de imprensa no Centro Administrativo sobre os destinos referentes à descoberta do novo ponto turístico apelidado de “Buraco Azul”, na cidade.

“Ela vai ficar mais escura, se formos olhar agora ela já vai ter mudado de cor, não tá mais tão azul e se você continuar utilizando sem renovar a água ela vai ficar verde escuro até chegar próximo da cor preta (..). Tem muita gente até que bebeu a água, hoje, ela está contaminada. Totalmente contaminada, do ponto de vista bacteriológico!”, ressaltou o presidente da Caern.

“Essa obra não pode parar, em função da finalidade dela para Parnamirim (..), o município tem 5% de cobertura de esgoto e vai passar a 70% (..) É o município que vai dizer o que vai ser feito e como será feito”, explicou.

Segundo Albert Josuá Neto, secretário de obras de Parnamirim, estão sendo discutidas algumas alternativas de projetos para a área com foco no ambiente de convivência na praça como quadra de esporte, caminhódromo, pista de skate e possivelmente um mirante para contemplação.

Descoberto recentemente em obra de esgotameto da Caern, as cores da água do “Buraco Azul” chamaram a atenção da população e viraram um ponto turístico em Parnamirim.

Quando surgiu o buraco azul – cronologia

A lagoa foi descoberta no dia 25 de janeiro durante as escavações de uma obra para a construção de uma estação elevatória da prefeitura de Parnamrim. Logo em seguida, as obras foram interditadas.

28 e 29 de janeiro – a população começou a visitar a “lagoa” e a Guarda Municipal de Parnamirim passou a fazer a vigilância para evitar que as pessoas pulassem na água, que ainda estava sendo estudada.

1º de fevereiro – A Defesa Civil de Parnamirim fez a análise do lugar para verificar se havia risco de desabamento da areia. Geólogos da UFRN também estiveram no local.

Ainda no dia 1º de fevereiro, a Companhia de Águas Esgotos (Caern) divulgou o resultado da análise feita na água do lugar. A companhia identificou que o afloramento foi a uma profundidade de dez metros, decorrente do manancial de um aquífero suspenso no local. A cor azul é um fenômeno físico conhecido, sendo apenas o reflexo da luz branca do sol, já a água é transparente, segundo o estudo. A profundidade e a cor clara do fundo da lagoa também favorecem o aspecto azulado da água.

Em 2 de fevereiro, o prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, confirmou durante a mensagem anual da Câmara Municipal que a “Lagoa Azul” vai virar ponto turístico. De acordo com Taveira, após avaliação positiva da qualidade da água através das análises da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), a prefeitura vai dar andamento ao projeto de tornar o local um ponto de visitação turística.

3 de fevereiro – “Buraco Azul é a nova sensação” – Com o sucesso do lugar e a confirmação do prefeito da cidade Rosano Taveira de que a Lagoa Azul vai virar ponto turístico, o cantor potiguar Erick Souza fez uma música com participação de Deyvin Sampaio divulgada nas redes sociais e que tem sido sucesso.

http://

Por Ponta Negra News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643