martins em pauta

domingo, 22 de janeiro de 2023

Lula e Fernández citam criação moeda única para países da América do Sul em carta conjunta

Domingo, 22 de Janeiro de 2023

Foto: Ricardo Stuckert/Reprodução/Twitter @LulaOficial

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e Alberto Fernández, da Argentina, divulgaram uma carta conjunta exaltando a relação diplomática e comercial entre os 2 países. A publicação foi feita pelo jornal argentino “Perfil” na noite de sábado (21), um dia antes da visita do presidente brasileiro ao país.

Na carta, os líderes sul-americanos citam a presença de Lula na 7ª Cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) e afirmam que o evento “marcará o retorno do Brasil a esse mecanismo de diálogo e consulta regional”. 

Lula e Fernández destacaram questões comuns que precisam ser discutidas e analisadas entre as duas maiores economias da América do Sul.

A moeda única para países da América do Sul também foi mencionada pelos presidentes. Na carta, dizem ter acordado em avançar nas discussões para a criação da moeda. A medida, segundo os líderes, poderá baratear os custos operacionais e reduzir a dependência do dólar.

“Pretendemos quebrar as barreiras em nossas trocas, simplificar e modernizar as regras e incentivar o uso de moedas locais. Também decidimos avançar nas discussões sobre uma moeda sul-americana comum que possa ser usada tanto para fluxos financeiros quanto comerciais, reduzindo custos operacionais e nossa vulnerabilidade externa”, diz trecho do documento.

Com informações de Poder 360

OPINIÃO DOS LEITORES

    1. Estou apertando o 13 desde 2002! Só não apertei para Haddad, votei no genocida. Foi o maior erro eleitoral da minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643