martins em pauta

sábado, 28 de janeiro de 2023

A “norte-coreanização” da Nicarágua: Ortega restringe a entrada de turistas com câmeras e binóculos

Sábado, 28 de Janeiro de 2023

Foto: EFE/ Jorge Torres ARCHIVO

A Direção Geral de Serviços Alfandegários (DGA) do regime de Daniel Ortega e Rosario Murillo emitiu em 16 de janeiro uma nova disposição que proíbe todos os turistas de entrar na Nicarágua com equipamentos fotográficos e binóculos de visão noturna, que podem ser retidos por agentes de fronteira em articulação com a Polícia Nacional. A medida foi adotada depois que repórteres e documentaristas chegaram ao país para registrar a repressão que os nicaraguenses sofrem desde 2018.

— Isso poderia ser chamado de “coreanização” da Nicarágua — disse ao El País o ex-deputado exilado na Costa Rica, Eliseo Núñez, referindo-se à censura do regime de Kim Jong-un na Coreia do Norte. — Vai além do que os regimes cubano e chinês fazem com os turistas e tem como objetivo fechar a Nicarágua a qualquer observador externo. A proibição de câmeras é algo que pode soar inútil diante dos celulares de última geração, mas o regime aposta que quem chegar com celular não estará constantemente em busca de informações. O mais dramático é como isolam o país.

O regime sandinista justificou a proibição da entrada de binóculos de visão noturna argumentando que se trata de um equipamento de “uso privado” do Exército da Nicarágua e da Polícia Nacional, duas instituições acusadas de reprimir protestos sociais com armas de fogo. “Os binóculos que não obtiverem o ‘Certificado de Não Regularização’ pela Polícia Nacional e que não sejam retirados pelo viajante no prazo de três meses após a retenção, serão remetidos mediante certificado de entrega à autoridade superior da Polícia”, adverte a instituição.

No caso das câmeras fotográficas, os turistas podem ingressar no país com “um aparelho fotográfico e uma lente de longo alcance”.

OPINIÃO DOS LEITORES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643