martins em pauta

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Ministério Público Federal denuncia mais 150 pessoas por atos de vandalismo em Brasília

Sexta, 27 de Janeiro de 2023

Foto: Twitter @minorianacamara/Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria-Geral da República (PGR), denunciou nesta sexta-feira (27) mais 150 pessoas por participação nos atos de vandalismo de 8 de janeiro, em Brasília. É a quinta leva de denúncias apresentadas pela PGR.

No total, 254 pessoas já foram citadas pelo MPF por envolvimento na invasão e depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do prédio do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os denunciados nesta sexta foram detidos no acampamento localizado em frente ao Quartel-General do Exército, na capital do país, em 9 de janeiro, dia seguinte aos ataques, quando a reunião no QG foi desfeita. Eles foram levados para unidades do sistema prisional do DF. Os presos já passaram por audiência de custódia e tiveram a prisão preventiva decretada.

Eles são acusados, de acordo com o Código Penal, de associação criminosa e incitação ao crime equiparada pela animosidade das Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais.

O documento do MPF pediu, ainda, que os crimes sejam considerados de forma autônoma e as penas, somadas.

A denúncia da PGR indica que o acampamento no QG era “uma evidente estrutura a garantir perenidade, estabilidade e permanência” dos vândalos. O texto, que narra a sequência de acontecimentos até a formação do acampamento, é assinado pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643