martins em pauta

domingo, 29 de janeiro de 2023

Justiça determina recontratação de médicos cubanos

Domingo, 29 de Janeiro de 2023



Ao longo de 20 ciclos de contratações, cerca de oito mil médicos cubanos chegaram ao Brasil para trabalhar, mas com as denúncias de que boa parte do salário dos profissionais era encaminhada para o Governo ditatorial de Cuba, o programa acabou suspenso ao final de 2018.

Jair Bolsonaro foi um dos que mais criticou o programa e ajudou a revelar o 'desvio' do dinheiro para a ilha comunista, ainda antes de concorrer à presidência, cargo que viria a ocupar a partir de janeiro de 2019. 

Ao assumir o poder, o capitão cancelou definitivamente os contratos.

Com a decisão judicial, que é uma resposta à petição da Associação Nacional dos Profissionais Médicos Formados em Instituições Estrangeiras e Intercambistas, 1.789 cubanos - os contratados no último ciclo do programa - têm, novamente, a permissão para trabalhar no Brasil. 

Os médicos cubanos, sem culpa da situação, comemoram o direito de voltar a atuar em suas áreas, mas fica a dúvida sobre a capacitação de cada um, já que a maioria não prestou o exame do 'Revalida', prova que analisa e constata a capacitação de estrangeiros para exercer a profissão no Brasil, mesmo formados no exterior.

Mas é preciso, agora, verificar se serão remunerados integralmente ou se o dinheiro voltará a ser enviado para os cofres da ditadura cubana.

Apesar de que já desconfiamos do que irá acontecer!

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643