martins em pauta

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Brasil e Argentina estudam criação de moeda única que já tem até nome, diz jornal

 Terça, 24 de Janeiro de 2023




Embora esse tipo de moeda única não tenha dado certo nem no continente europeu com o Euro, Brasil e Argentina juram que trará apenas benefícios ao grupo econômico, cujos integrantes poderão continuar utilizando suas moedas nacionais também.

O problema é que todas as nações vizinhas - com quem Lula busca mais unidade - estão sofrendo severa crise econômica há anos, como Argentina e Venezuela. Mas, os líderes de esquerda se dizem "otimistas" com o futuro e até já convidaram países da América do Sul a integrarem o bloco.

- Haverá uma decisão de começar a estudar os parâmetros necessários para uma moeda comum, que inclui desde questões fiscais até o tamanho da economia e o papel dos bancos centrais - adiantou o ministro da Economia argentina, Sergio Massa.

Neste domingo (22), Lula e Fernández soltaram uma carta em conjunto onde reafirmam o interesse na criação da moeda única.

- Decidimos avançar nas discussões sobre uma moeda sul-americana comum que possa ser usada tanto para fluxos financeiros quanto comerciais, reduzindo custos operacionais e nossa vulnerabilidade externa - diz trecho do documento.

A sugestão brasileira é que a moeda se chame “sur”.

Parece claro que existe uma segunda intenção do PT com essa iniciativa.

De alguma forma, vão tentar tirar proveito para se locupletar...

Quem viver verá!

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643