martins em pauta

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

RN deve receber doses de Coronavac para retomar vacinação de crianças de 3 a 4 anos

Quarta, 16 de Novembro de 2022

Foto: Marcelo Camargo

O Rio Grande do Norte segue com déficit de doses da coronavac, única vacina aprovada para uso em crianças de 3 a 4 anos para proteção contra a covid-19. A expectativa é que as doses do imunizante, solicitadas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap/RN), ao Ministério da Saúde, sejam entregues até está sexta-feira (18). A informação foi confirmada à TRIBUNA DO NORTE pela coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima.

Segundo ela, a pasta está aguardando a informação sobre o quantitativo de doses que serão direcionados ao Estado, a fim de organizar o processo de distribuição aos municípios potiguares e ampliar a cobertura vacinal do público.

Segundo a plataforma RN + Vacina, apenas 6% das crianças de 3 a 4 anos do Estado receberam a dose única (DU) e a segunda dose de reforço contra a covid-19, o que corresponde a 5.736 crianças de um total de 95.214. Na última semana, a Sesap recebeu 17 mil doses da Pfizer baby, voltada à vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos.

De acordo com Kelly Lima, por conta da baixa quantidade de doses, será priorizada a vacinação com a D1, D2 e D3 em crianças com comorbidades como cardiopatia, sequelas pulmonares ou algum tipo de síndrome de paralisia cerebral, dada a maior vulnerabilidade desse público.

“Mas temos orientado aos municípios que, caso não apareçam as crianças com comorbidades, sejam vacinadas as demais da faixa-etária”, explicou Kelly.

Em Natal, serão entregues pouco mais de 1.000 (mil) doses do imunizante. Ao todo, com o total de doses entregues, pelo menos 5.000 crianças devem ser vacinadas com a pfizer baby no Estado. Kelly Lima ressalta, ainda, que os problemas com a insuficiência de doses não acontece com a Pfizer pediátrica, direcionada às crianças de 5 a 11 anos.

Tribuna do Norte

OPINIÃO DOS LEITORES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643