martins em pauta

Postagem em destaque

BRISANET A MELHOR INTERNET DO BRASIL

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Taiwan inicia exercícios militares e acusa China de preparar invasão

Quarta, 10 de Agosto de 2022

Foto: Sam Yeh

Taiwan iniciou nesta terça-feira (9) uma simulação de defesa da ilha com munição real de artilharia após as grandes manobras militares executadas pela China ao redor de seu território, ao mesmo tempo que acusou Pequim de prepara uma invasão. Lou Woei-jye, porta-voz do Oitavo Corpo do Exército de Taiwan, confirmou o início dos exercícios no condado meridional de Pingtung. As manobras duraram pouco menos de uma hora. Após a última bateria de disparos, os soldados taiwaneses gritaram “missão cumprida”.

A China executou os maiores exercícios militares da história ao redor de Taiwan na semana passada, uma resposta à visita à ilha da presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a principal autoridade de Washington a viajar à localidade em décadas. O ministro taiwanês das Relações Exteriores, Joseph Wu, afirmou que a China utiliza as manobras aéreas e navais para “preparar a invasão de Taiwan”.

“A verdadeira intenção da China é alterar o status quo no Estreito de Taiwan e em toda a região”, disse Wu. As Forças Armadas chinesas anunciaram a continuidade das manobras, com unidades aéreas e navais, nesta terça-feira. O Comando Oriental do Exército Popular de Libertação afirmou em um comunicado que realiza exercícios de treinamento ao redor da ilha, concentrados em bloqueios conjuntos e operações de apoio conjunto”.

Taiwan, um ilha com governo autônomo, vive há décadas com a ameaça constante de uma invasão da China, que considera o território uma província do país que deve ser recuperada algum dia, inclusive pela força se necessário. Wu afirmou que a China “executa exercícios militares em larga escala e lança mísseis, assim como ciberataques, uma campanha de desinformação e coerção econômica para enfraquecer a moral pública em Taiwan”.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643