martins em pauta

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Vereadora propõe criar memorial LGBTQIA+ em um dos cruzamentos mais movimentados de Natal; ENTENDA

Quinta, 23 de Junho de 2022

Foto: Reprodução

A vereadora Divaneide Basílio (PT) apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal de Natal, nesta quarta-feira (22), que prevê a criação de um memorial LGBT nas imediações da Praça Kennedy, no cruzamento da Avenida Rio Branco com a rua João Pessoa, um dos mais movimentados da cidade.

Segundo o projeto de lei, a ideia é pintar uma faixa nas cores da bandeira do movimento LGBT no cruzamento, de forma permanente, “em memória à luta dos cidadãos e cidadãs LGBTQIA+ Natalense, pela igualdade e respeito”. A lei não propõe qualquer mudança no trânsito da região ou na sinalização viária.

A proposta é apresentada a poucos dias da celebração do Dia do Orgulho LGBTQIA+, no dia 28 de junho. A vereadora Divaneide Basílio justifica que o projeto tem o objetivo de chamar a atenção para o combate ao preconceito à comunidade LGBTQIA+.

“Infelizmente, a orientação sexual ainda é um forte motivo de cerceamento de direitos em suas mais básicas deferências. (…) Cidadãs e cidadãos LGBTQIA+ pagam impostos da mesma forma que os demais brasileiros, mas não usufruem do mesmo direito”, enfatiza a vereadora.

A petista propõe que a faixa seja pintada nas imediações da Praça Kennedy porque o local, nas décadas de 1970 e 1980, era ponto de encontro de homossexuais. “A praça propiciava encontro de cidadãos homossexuais em seus bancos, de forma disfarçada, por receio à repressão e violências”, destaca a vereadora.

“Ganhará a cidade de Natal e sua abertura à diversidade. Ganharão os munícipes, que encontrarão uma cidade mais inclusiva e com explícita referência ao respeito. Ganharão os visitantes, que encontrarão uma cidade que marca a sua história e se posiciona contra o preconceito e a discriminação”, finalizou.

98 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643