martins em pauta

Postagem em destaque

BRISANET A MELHOR INTERNET DO BRASIL

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Governo reduz em 10% tarifa de importação para barrar inflação

 Sexta, 05 de Novembro de 2021

Foto: CARLA CARNIEL / REUTERS

O governo anunciou nesta sexta-feira (5) a redução temporária de 10% nas alíquotas do imposto de importação incidentes sobre grande parte das compras feitas pelo país no exterior. Segundo o governo federal, a medida é um dos instrumentos para barrar a escalada da inflação e a expectativa é que tenha impacto de uma queda de preço de – 0,3% ao consumidor.

A medida valerá até 31 de dezembro de 2022 e abrangerá cerca de 87% do universo tarifário do país, afirmaram os Ministérios da Economia e das Relações Exteriores em nota conjunta.

O secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, disse que a redução é necessária para minimizar os impactos econômicos da pandemia no Brasil. Segundo ele, é preciso aproveitar essa oportunidade para reduzir os preços para a população.

A decisão foi tomada ao amparo de artigo do Tratado de Montevidéu do Mercosul que prevê a possibilidade de adoção de medidas voltadas para a proteção da vida e da saúde das pessoas.

“O recurso a esse dispositivo do TM-80 justifica-se pela situação de urgência trazida pela pandemia de Covid-19 e pela necessidade de poder contar, de forma imediata, com instrumento que possa contribuir para aliviar seus efeitos negativos sobre a vida e a saúde da população brasileira”, diz a nota.

O governo ressaltou que segue engajado nas negociações em curso no Mercosul para promover uma revisão ampla da Tarifa Externa Comum.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055