martins em pauta

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

ATENÇÃO PREFEITOS: Todo cuidado é pouco ao assumir a gestão; Não há mais espaço para velhas práticas

Sexta, 01 de Janeiro de 2021


Neste início de 2021 vários prefeitos novos irão assumir as rédeas da gestão municipal. Não será um desafio fácil, vários deles vão receber de “herança” folhas atrasadas, fornecedores sofridos e também sem receber pelos serviços prestados, etc…

Devem colocar as mãos para o céu e agradecer bastante, aqueles que receberem municípios com as contas organizadas, sem atrasos ou com poucos atrasos.

Nos dias atuais, os prefeitos que estão tomando posse não podem mais deixar as contas de servidores e fornecedores sem pagar, alegando ser conta do “antigo gestor”. Outra prática que não se admite mais é a de cancelar os contratos firmados na gestão anterior sem nenhum motivo bem fundamentado. Todos sabem, nos bastidores da política, que o prefeito que entra tem seus compromissos assumidos na campanha com apoiadores e que já entram querendo anular os contratos para contratar seus “amigos”.

O BG ouviu vários advogados que afirmam que não há espaço mais para esse tipo de atitude nos dias atuais, pois os órgãos de controle como MP e TCE estão muito mais atentos e estruturados. “O prefeito que cancelar contrato licitado, especialmente de serviços essenciais como saúde, coleta de lixo e iluminação pública, para contratar outro fornecedor sem licitação (por emergência) estará incorrendo, no mínimo, em improbidade e emergência fabricada”, afirma um renomado jurista ouvido pelo nosso blog.

Então, os novos prefeitos devem ter muita cautela e seriedade com a coisa pública, pois estarão sendo muito mais vigiados pelos órgãos de controle, que estarão de olho nesse tipo de prática.

Todo cuidado é pouco…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643