martins em pauta

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Na China, jornalista é condenada a 4 anos de prisão por informar a população sobre a pandemia

Terça, 29 de Dezembro de 2020

Nesta segunda-feira, 28, a jornalista Zhang Zhan que cobriu a pandemia de covid-19 na China foi condenada a quatro anos de prisão.

Zhang Zhan "parecia muito abatida quando a sentença foi anunciada", declarou à AFP um de seus advogados, Ren Quanniu, que expressou "muita preocupação" com o estado psicológico da cliente.

A jornalista poderia ser condenada a até cinco anos de prisão.

Natural de Xangai, ela viajou em fevereiro a Wuhan, na época o epicentro da epidemia, e divulgou reportagens nas redes sociais, a maioria delas sobre a caótica situação nos hospitais.

Ela foi detida em maio e acusada de "provocar distúrbios", uma terminologia frequentemente utilizada contra os opositores do regime do presidente Xi Jinping.

O tribunal a acusou de ter divulgado informações falsas pela internet, informou à AFP outro advogado de defesa, Zhang Keke.

O processo de Zhang aconteceu um pouco antes da chegada de uma missão da Organização Mundial da Saúde (OMS) a China, em janeiro, para investigar as origens da epidemia.

Uma jornalista foi condenada por noticiar os fatos sobre a pandemia que estava por vir, enquanto o governo comunista chinês insiste no sucesso de sua gestão para combater a doença que, em um ano, se propagou por todo o planeta.

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643