martins em pauta

sábado, 26 de outubro de 2019

Bolsonaro discorda da ideia da Aneel de pôr impostos sobre energia solar

Sábado, 26 de Outubro de 2019
Para o presidente, “taxar o sol já vai para o deboche”

Carlos Duarte


Jair Bolsonaro, presidente da República, enquanto visitava a China, fez uma crítica à ideia da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de pôr tributos em cima da energia solar.

A agência está com a ideia de diminuir os subsídios aos consumidores que realizam a produção da própria energia, o que acontece ainda mais por conta dos tão conhecidos painéis solares. Atualmente anda em curso uma consulta pública que tem como intuito reavaliar as regras do que é chamado de geração distribuída.

“A Aneel estuda a taxação da energia solar. Tem um entendimento que é diferente do meu. Tá certo que eles entendem. Taxar o sol, ô pessoal, já vai para o deboche. Vai haver uma grande reunião do setor com o Bento (Albuquerque, ministro de Minas e Energia) na quinta-feira. Devemos estimular o consumo sem qualquer taxação”, declarou Bolsonaro.

O que a Aneel deseja é mudar as regras envolvendo a eletricidade gerada pelo consumidor a mais e lança sobre a rede da distribuidora. Segundo a regra de hoje, a energia que é gerada a mais é devolvida pela empresa da qual é distribuída ao consumidor quase que sem custo.

Com a mudança da qual tem sido proposta, o consumidor iria passar a pagar pelo consumo da distribuidora e igualmente pelos encargos que são cobrados em cima da conta de luz. A cobra irá ser realizada sobre a energia da qual ele irá ganhar de volta do sistema da distribuidora. Tais valores, atualmente, tem sido pagos por quem não possui sistemas de geração distribuída.

Fonte: News Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643