martins em pauta

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

BC diz que governo prepara medidas para redução de spread bancário

Sexta, 09 de Agosto de 2019

por Eduardo Cucolo e Arthur Cagliari | Folhapress
Foto: Divulgação


O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta quinta-feira (8) que a instituição trabalha em iniciativas para reduzir o spread bancário e, consequentemente, o custo do dinheiro para consumidores e empresas. Campos Neto também voltou a falar nas medidas em estudo para incentivar o crédito imobiliário e o financiamento em infraestrutura por meio de proteção cambial para investidores de longo prazo.

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto Raphael Ribeiro-13.mar.2019/BCB. Sobre o spread bancário, citou a regulamentação do Cadastro Positivo e da Empresa Simples de Crédito como fatores que podem contribuir para a redução dos juros bancários, mas que outras medidas estão em estudo no governo. Ele apresentou dados que mostram o indicador de custo de crédito do BC em cerca de 30% ao ano para uma taxa básica de 6% ao ano.

"O custo não é satisfatório, tem de cair mais. Devem sair algumas medidas em breve sobre esse tema específico", afirmou o presidente do BC em evento organizado pelo Banco BTG. Campos Neto citou dados do Banco Mundial sobre as dificuldades de recuperação de crédito no Brasil em relação a outros emergentes e afirmou ser necessário organizar melhor a questão da retomada de garantias.

Disse ainda que esses problemas afetam principalmente os mais pobres. Segundo ele, a maioria das pessoas que estão no cheque especial ganha até dois salários mínimos e tem até o ensino médio. "Porque é tão regressivo? Uma hipótese, é o custo de capital. Quando disponibilizo um limite grande para quem não usa, tenho de cobrar juros. Essas pessoas estão pagando pelo luxo dos que têm limite e nunca usam", afirmou.

O presidente do BC também repetiu as afirmações do Copom (Comitê de Política Monetária) de que a conjuntura atual prescreve uma política monetária estimulativa e que há espaço para mais ajustes na taxa básica de juros. Disse também que as expectativas de inflação estão bem ancoradas e que a frustração de expectativas com as reformas e o cenário externo continuam a ser um risco para a estabilidade monetária. O IBGE divulgou nesta quinta os dados da inflação de julho, que teve queda no acumulado em 12 meses.

Em relação ao setor externo, afirmou que o cenário é de revisão para baixo no crescimento global, principalmente por causa da tensão comercial entre EUA e China, acompanhado por um movimento de redução das taxas de juros nos países desenvolvidos e emergentes.

Segundo ele, o Brasil está bem preparado para esse cenário, pois tem um bom volume de reservas em moeda estrangeira, tem feito um bom trabalho de política monetária e o BC goza de bastante credibilidade. Sobre o processo de reformas econômicas, afirmou que a agenda não para na questão da Previdência e inclui também o projeto de autonomia do BC. "Estamos perto de colocar esse processo em marcha."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643