martins em pauta

sábado, 25 de novembro de 2017

Morador de São Paulo percorre mais de 2 mil km para estudar na Ufersa

Sábado, 25 de Novembro de 2017


Esta semana, a história de um suposto morador de rua de São Paulo que percorreu cerca de 2.590 Km até chegar a Pau dos Ferros, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, para estudar comoveu a região. Edson Shigueo Abe Shioya foi encontrado sem dinheiro, e deitado às margens de uma rodovia a procura do caminho da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, a Ufersa.

“[Ele] saiu de São Paulo, domingo, e chegou em Pau dos Ferros ontem [terça-feira] com o sonho de estudar na Ufersa. Encontramos ele deitado no mato, na entrada da Junta Trabalhista da Princesinha do Oeste [Como a cidade de Pau dos Ferros é chamada], querendo ir para a Ufersa, sem saber o endereço”, escreveu, em uma rede social, uma internauta que teve contato com o estudante.

De acordo com a mulher que fez a postagem, Edson Shioya usou um programa que facilita viagens interestaduais para “converter uma passagem no valor de R$ 500 em R$ 20,70. Veio sem um real no bolso, se alimentando com a ajuda de outros passageiros”.

Conforme a publicação, o homem, cuja idade não foi informada pela Ufersa ao PORTAL NO AR, disse ser “órfão de mãe, que faleceu de um derrame cerebral. O pai mora no Japão, passando necessidades financeiras”.

Em São Paulo, Shioya teria trabalhado como ajudante de cozinha, catador de latinhas, ajudante de mecânico e em outras atividades. Desempregado, ele se abrigava em albergues.

Em Pau dos Ferros, pessoas fizeram doações destinadas a Shioya. Ele que veio ao RN para cursar Tecnologia da Informação, e foi acolhido pela Ufersa, que informou à reportagem de que o estudante se encontra “totalmente regularizado”. Nesta quarta-feira, 22, a instituição contou, em nota, que ele “já se encontra devidamente hospedado e com todas as condições para permanecer na Universidade”.

Sobre as doações que foram feitas, “a UFERSA agradece a sensibilidade e solidariedade da comunidade. Contudo, no momento, não é necessária ajuda ou doações de alimentos ou vestimentas e sugere que essas sejam encaminhadas para a campanha Natal sem Fome da UFERSA, que recebe doações de alimentos, brinquedos, livros infantis, material escolar, roupas e calçados. Essas doações podem ser entregues na instituição ou a servidores e alunos da instituição”.

VIA PORTAL NO AR / O Natanense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643