martins em pauta

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Natal sedia 35ª edição do Norte-Nordeste de Atletismo

Uma das competições mais tradicionais do esporte começa amanhã, em Natal. O Norte-Nordeste de Atletismo, que ocorre ininterruptamente desde 1977, reunirá atletas de 11 estados para as disputas em todas as provas, desde os 100 metros rasos até o salto com vara. Entre os competidores, dois potiguares despontam como favoritos não só ao título, como também a representar o Brasil nas Olimpíadas de Londres, em 2012.

Divulgação/CBAtDiego Cavalcanti é esperança potiguar de medalhasDiego Cavalcanti é esperança potiguar de medalhas
Nas provas dos 100 e 200 metros rasos masculino, a esperança do Rio Grande do Norte fica a cargo de Diego Cavalcanti, de 20 anos. O atleta aparece desde 2008 como promessa brasileira para os Jogos Olímpicos de 2012, e já conquistou importantes títulos desde o juvenil. No salto em distância, uma das provas que o Brasil tem mais tradição no atletismo, a aposta é em Joabson Nascimento. Natural de Currais Novos, o atleta de 23 anos é um dos principais nomes da prova e favorito ao título da disputa em Natal.

O Norte-Nordeste é considerado uma das provas mais disputadas e com nível mais elevado do país. Apesar dos índices para as Olimpíadas serem computados apenas a partir do ano que vem, o presidente da Federação Norte-Riograndense de Atletismo, José Figueiredo, acredita que a competição servirá para mostrar quais atletas nordestinos brigarão por vagas nos Jogos Olímpicos. "O Norte-Nordeste é um dos principais eventos da Confederação Brasileira de Atletismo e o Rio Grande do Norte tem tudo para fazer bonito. Quem for prestigiar a competição não vai se arrepender", disse.

O secretário de Esportes do Estado, Joacy Bastos, comemorou a realização da competição, mais uma vez, em Natal. Para ele, o atletismo é um dos esportes em que o Rio Grande do Norte tem mais destaque internacional e, por isso, o Governo do Estado, através da Seel, decidiu apoiar a competição. "Até hoje, o atletismo continua sendo um dos principais esportes olímpicos do Rio Grande do Norte, onde surgem mais atletas de ponta diariamente. Vamos torcer para que eles façam bonito na competição", disse Joacy Bastos.

Entre potiguares e demais participantes, aproximadamente 300 atletas estarão na disputa, realizada pela 10ª vez em Natal. Campeões de 30 provas em 2010 estão inscritos para a edição deste ano. Entre os que irão buscar o segundo título consecutivo, vários são destaques: Fernanda Araújo da Silva (PI) 100m e 200m, Itamar do Carmo (PA) 800m e 1.500m, Ubiratan José dos Santos (PE) 5.000m, Edna Maria de Oliveira (PA) 1.500m e 3.000m com obstáculos, Raílson Ângelo da Cruz (CE) no arremesso do peso e lançamento do dardo, Susyane Cavalcante (PE) salto em altura e heptatlo, Cristiane dos Santos Silva (PI) 400m e 800m.

As delegações já começaram a chegar a Natal para as disputas, que começam a partir das 14h da sexta-feira (15), no CAIC de Lagoa Nova. As provas serão realizadas até a manhã de domingo (17), e a entrada para acompanhar as disputas é gratuita.

Com informações da assessoria da Seel.
via Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643