martins em pauta

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Comoção e dor marcam tragédia aérea no Recife

A quarta-feira (13) em Pernambuco foi marcada pelo luto para familiares e amigos das 16 vítimas - 14 passageiros e dois tripulantes - do voo 4896, da NoAr Linhas Aéreas, que partiu do Aeroporto Internacional do Recife com destino a Mossoró (RN), com escala em Natal. A aeronave, um bimotor L-410, fabricado pela empresa tcheca Let Aircraft, caiu pouco depois da decolagem, às 6h51, em um terreno desocupado na Avenida Boa Viagem, na orla do Recife.

http://www2.uol.com.br/JC/queda_aviao_piedade-dor_.jpg
Emoção no local do acidente, em terreno na beira-mar de Boa Viagem
(Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem)

Segundo testemunhas que estavam em uma obra próxima ao local, a aeronave teria feito movimentos circulares antes de desviar de um prédio e entrar em choque com o solo, de bico, explodindo. Todos morreram no acidente. O IML e o Corpo de Bombeiros fizeram resgate dos corpos, que estão totalmente ou parcialmente carbonizados. Muitos familiares das vítimas foram até o local e estão inconsoláveis com a tragédia.

A tripulação chegou a contactar a torre de controle do aeroporto quatro minutos após a decolagem, para informar que estava tendo problemas no avião e tentaria pousar na beira-mar. Segundo a Aeronáutica, estava no comando do avião Rivaldo Buriti, brigadeiro reformado da Aeronáutica. Como co-piloto estava Roberto Gonçalves, 55 anos. "Ele era de extrema experiência. Sem sombra de dúvidas, o fato aconteceu por conta de problemas da aeronave", falou em entrevista ao NE10 o irmão do piloto, Jairo Gonçalves, que também é piloto, informando que o irmão reclamava que havia problema recorrente na turbina.

Imagem: Isabelle Figueirôa/NE10
http://www2.uol.com.br/JC/HTML_PORTAL/cotidiano/imagens/irmao_copiloto_470.jpg
O IRMÃO DO CO-PILOTO

O Corpo de Bombeiros seguiu para o local com duas viaturas e o Instituto de Medicina Legal (IML) começou o resgate dos corpos. O delegado Guilherme Mesquita, da delegacia de Boa Viagem, disse que as investigações serão iniciadas nesta quinta-feira (14). "É muito cedo. Quando as informações sobre a quantidade e nomes das vítimas forem divulgadas, vamos ouvir os responsáveis pela empresa e dar início às investigações".

O delegado também adiantou que a responsabilidade da Polícia Civil é verificar a culpabilidade do acidente, se a queda foi provocada por falha humana ou mecânica, mas que o inquérito já foi instaurado.

http://www2.uol.com.br/JC/HTML_PORTAL/cotidiano/imagens/imagem_terreno.jpg

NOTA OFICIAL da NOAR - "É com pesar que a Noar Linhas Aéreas comunica oficialmente a queda de sua aeronave modelo LET 410 com prefixo PR-NOB às 06h52 minutos dessa quarta-feira, dia 13 de julho, logo após decolar do Aeroporto Internacional do Recife (PE). O avião transportava 14 passageiros e 02 tripulantes e fazia a rota Recife – Mossoró (RN), com escala em Natal (RN). Infelizmente não houve sobreviventes.

Nesse primeiro momento, a prioridade da companhia aérea é prestar todo o atendimento necessário aos familiares das vítimas. É isso o que está sendo feito com disponibilidade de transporte, hospedagem e acompanhamento de equipe multidisciplinar (psicólogos, médicos, assistentes sociais, etc).

O Comando da Aeronáutica, a Anac e a autoridade policial já estão conduzindo as investigações pertinentes sobre o acidente. A empresa informa que as habilitações técnicas e os certificados de capacitação física dos pilotos estavam regulares.

Informamos ainda que todos os voos de hoje foram suspensos e os passageiros com voos marcados para o dia de hoje estão sendo remanejados para outras companhias aéreas."

Do NE10 editado por Martins em Pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643