martins em pauta

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Mata-mata antecipado: Brasil encara daqui a pouco Equador para evitar vexame histórico

Partida virou eliminatória para a Seleção, que só precisa de um empate para avançar às quartas de final. Mano ainda sustenta mistério na escalação

julio cesar seleção brasileira (Foto: Agência Estado)
Julio César acredita que a Seleção pode apagar a
má impressão que deixou (Foto: Agência Estado)

Um mata-mata na fase de classificação. Pode até parecer estranho, mas é exatamente assim que a Seleção Brasileira encara a partida desta quarta-feira, contra o Equador, às 21h45m, em Córdoba, pela última rodada do Grupo B da Copa América. Com apenas dois pontos, o time de Mano Menezes só precisa de um empate para avançar às quartas de final como segundo melhor terceiro colocado ou segundo da chave.

Para ser o primeiro colocado, o Brasil terá que vencer por dois ou mais gols de diferença e torcer por um empate entre Venezuela e Paraguai. Caso os venezuelanos vençam, os brasileiros só poderão ficar com a segunda posição, mesmo que empate com os equatorianos. Se Paraguai e Brasil vencerem, o primeiro colocado será conhecido no critéro desempate - no momento, as seleções estão iguais em todos os critérios.

- Encontramos dificuldades nas primeiras partidas e acabamos antecipando a nossa decisão para a primeira fase – declarou Fred, autor do gol que assegurou o empate por 2 a 2 com o Paraguai, no último sábado, e salvou o Brasil de uma derrota. Lembrando que na partida de estreia, o time canarinho empatou com a Venezuela.

O momento delicado que vive a Seleção no torneio foi provocado por um futebol pouco empolgante e sem força nas finalizações. Mas como disse o goleiro Julio César, o futebol dá a oportunidade de logo em seguida recuperar o moral. Basta saber se os jogadores brasileiros vão acordar no duelo com os equatorianos.

- Na partida contra o Equador nós podemos apagar a má impressão que ficou das duas primeiras partidas. A intenção era classificarmos nos dois primeiros jogos, mas não deu e agora teremos a nossa primeira decisão na Copa América. Teremos a chance de ganhar e recuperar a confiança – falou o camisa 1.

Julio César, porém, acredita que a classificação às quartas vai mudar o astral e a cara da Seleção Brasileira na competição. Mesmo assim, ele pede paciência.

Mano Menezes no treino da seleção brasileira (Foto: Mowa Press)
Dia 'd' para Mano com a Seleção (Foto:Mowa Press)

- A classificação vai ser boa para essa Seleção criar uma identidade. Como já disse outras vezes, o Mano tem uma missão complicada, porque não tem muito tempo para trabalhar. Ele está em busca do ponto de equilíbrio, mas todos precisamos de um pouco mais de paciência – acrescentou o camisa 1 do Brasil.

Um fracasso na fase de grupos da Copa América, no entanto, poderia acabar com essa paciência. Até porque a última vez que a Seleção Brasileira caiu em uma primeira fase foi há 24 anos, justamente em uma edição que teve a Argentina de anfitriã. O duelo entre Brasil e Equador terá transmissão ao vivo da TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site acompanha a partida tem Tempo Real.

Mistério no Brasil; desfalque no Equador

A escalação da Seleção Brasileira para o duelo desta quarta-feira ainda é um mistério. Depois de escalar Jadson de surpresa no lugar de Robinho, contra o Paraguai, o técnico Mano Menezes admitiu esta semana que omite algumas informações para preservar o time titular até minutos antes da partida.

De qualquer maneira, nos últimos dois treinamentos em Campana, onde está concentrada a Seleção Brasileira, o comandante testou Maicon no lugar de Daniel Alves na lateral direita e Robinho de volta ao lugar de Jadson. Se ele vai escalar essa equipe, o torcedor saberá apenas perto da partida.

Cinco jogadores da Seleção Brasileira vão para a partida desta quarta-feira pendurados com um cartão amarelo. São eles Daniel Alves, Thiago Silva, Lucas Leiva, Jadson e Alexandre Pato. Se levarem o segundo, ficam fora das quartas de final. Se passarem em branco, entram na nova fase zerados.

O técnico Reinaldo Rueda procurou trabalhar reservadamente com sua equipe nos últimos dois dias, em Córdoba. Nem mesmo a imprensa equatoriana pôde acompanhar as atividades. A única certeza é que a seleção do Equador não terá Valencia, seu principal jogador.

Embora os médicos tenham pensado que o atleta do Manchester United conseguiria se recuperar de um problema no joelho antes da partida com o Brasil, Valencia não respondeu bem aos tratamentos e está descartado do confronto. O jogador se machucou na primeira rodada do Grupo B, quando o Equador empatou em 0 a 0 com o Paraguai. Rueda, que precisa da vitória para manter o time na competição, deve manter a mesma equipe que perdeu para a Venezuela na última partida.

Os maus resultados na competição tem feito a torcida chiar contra Rueda. Em entrevista ao jornal “La Hora”, de Quito, José Francisco Cevallos, ex-goleiro da seleção equatoriana e atual ministro dos esportes do país, comentou que jogadores e comissão técnica devem assumir as responsabilidades em caso de eliminação. No entanto, ele afirmou que ainda é difícil confirmar que Rueda pode ser demitido do cargo se a equipe cair ainda na primeira fase da Copa América.

BRASIL X EQUADOR
Julio César; Daniel Alves (Maicon), Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Lucas Leiva, Ramires, Paulo Henrique Ganso e Jadson (Robinho); Neymar e Alexandre Pato. Elizaga; Reasco, Araujo e Erazo; Ayoví, Noboa, Castillo, Arroyo e Mendez; Benitez e Caicedo.
Técnico: Mano Menezes. Técnico: Reinaldo Rueda.
Árbitro: Roberto Silveira (Uruguai)
Local: Estádio Mario Alberto Kempes, Córdoba (Argentina).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643