martins em pauta

sábado, 27 de agosto de 2022

Presidente da ANPR diz que Lula tem discurso ‘incoerente’ sobre lista tríplice e escolha de procurador-geral

Sábado, 27 de Agosto de 2022

Foto: reprodução/Rede Globo

O presidente da ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República), entidade responsável por elaborar a lista tríplice de candidatos ao cargo de procurador-geral da República, Ubiratan Cazetta, disse nesta sexta-feira (26) ver “incoerência” de Lula em não se comprometer a seguir as indicações da entidade para a escolha do procurador-geral da República, caso seja eleito presidente em outubro,.

Em sua entrevista ao Jornal Nacional na última quinta (25), o petista se esquivou de dizer se vai retomar a tradição de nomear o chefe do Ministério Público Federal a partir de uma lista tríplice formulada pela categoria —disse que preferia deixar uma “pulguinha atrás da orelha”.

Cazetta argumentou que a lista tríplice dá mais transparência à escolha do procurador-geral, uma vez que os interessados devem se apresentar como candidatos e divulgar suas propostas.

Embora o presidente não seja obrigado a escolher alguém da lista, tanto Lula quanto seus sucessores Dilma Rousseff e Michel Temer sempre indicaram nomes vindos dela. A tradição foi quebrada por Jair Bolsonaro na indicação de Augusto Aras —hoje, o PGR é alvo de críticas no próprio MP por seu percebido alinhamento com o chefe do Executivo.

O Antagonista com informações de Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643