martins em pauta

sábado, 27 de agosto de 2022

Novo decreto estadual detalha acesso ao mercado de trabalho para egressos do sistema penitenciário

Sábado, 27 de Agosto de 2022

Norma foi elaborada após diversas tratativas entre o Governo, o MPT, o MPRN e o Tribunal de Justiça do RN | Foto: Raiane Miranda

Representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) participaram, na segunda-feira (22), da cerimônia de assinatura do decreto de regulamentação da Lei 10.705, de 18 de fevereiro de 2020, que criou o Programa Estadual de Oportunidade de Empregos para Egressos do Sistema Prisional e Adolescentes Infratores. Na mesma solenidade, o Governo do Estado do RN também anunciou o envio, à Assembleia Legislativa, de mensagem para criação do Fundo Rotativo nos estabelecimentos provisórios e de execução penal do Sistema Penitenciário do Estado.

O decreto prevê a reserva de vagas para as pessoas internas e egressas do sistema penitenciário em todos os editais de licitação e contratos cujo objeto seja a contratação e a execução de mão-de-obra e serviços, da administração pública direta e indireta estadual, inclusive as pessoas jurídicas contratadas por quaisquer órgãos ou instituições integrantes dos Poderes do Estado, pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas.

As cotas variam de 3% a 6% das vagas disponibilizadas pelos contratos, a depender da quantidade de empregados demandados pelos contratos. O decreto nº 31.832 foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte de terça-feira (23).

Participaram do evento a subprocuradora-geral do Trabalho Ileana Neiva e o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no RN, Luis Fabiano Pereira. Para a subprocuradora, as duas iniciativas representam “um olhar para os mais vulneráveis e a preocupação em levar políticas públicas para quem realmente necessita. O sistema prisional deve ser um lugar de ressocialização. O trabalho reduz custos do sistema e contribui para a ressocialização”.

Fonte: Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643