martins em pauta

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Anticorpos IgG e IgM: Prefeitura de São Gonçalo disponibiliza testes sorológicos para a população; SWAB e testes rápidos também são realizados

Sexta, 14 de Agosto de 2020


Reprodução

Visando mapear o avanço do novo coronavírus no município e melhorar as ações de enfrentamento à Covid-19, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN colocou à disposição da população o teste sorológico, as imunoglobulinas IgM e IgG, a partir desta sexta-feira (14), no centro de testagem, em Regomoleiro. Coleta RT-PCR (SWAB) e testes rápidos também estão sendo realizados.

 

O teste sorológico detecta a presença dos anticorpos IgA, IgG ou IgM no sangue do paciente, produzidos pelo organismo após exposição ao novo coronavírus. “Vamos rastrear a imunidade da população e ter mais dados sobre a situação da pandemia no município. Teremos uma resposta imunológica e, principalmente, uma investigação e resolução dos casos inconclusivos”, observa Hadna Cunha, coordenadora epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

 

De acordo com o prefeito Paulo Emídio, o Paulinho, o objetivo é que 20% da população de São Gonçalo do Amarante seja testada. “Estamos ampliando a testagem na população para termos um melhor diagnóstico e podermos tomar mais medidas de prevenção ou até mesmo abrir mais a economia, liberar mais serviços. Hoje contamos com 40 leitos para tratamento da Covid-19 que também estão atendendo a região metropolitana”, disse o gestor.

 

Serão realizados 11 mil exames, entre coleta RT-PCR (SWAB) e testes sorológicos, além de mais seis mil testes rápidos que serão enviados às unidades de saúde. “Para realizar o Swab e a sorologia é necessário que o paciente tenha uma solicitação médica e compareça ao centro de coleta. Já os testes rápidos, serão realizados na própria unidade de saúde”, pontua Hadna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643