martins em pauta

Postagem em destaque

BRISANET A MELHOR INTERNET DO BRASIL

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

53% acham que Lava Jato é importante e faz um trabalho correto

Quarta, 12 de Agosto de 2020


Foto: Sérgio Lima/Poder360

Pesquisa PoderData aponta que a maioria dos brasileiros (53%) acha que a Lava Jato é importante no combate à corrupção e faz um “trabalho correto”.

Outros 30% afirmaram que a operação já foi importante, mas ultimamente “tem cometido abusos de autoridade”. Os que não souberam responder são 17%.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360. Os dados foram coletados de 3 a 5 de agosto, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 512 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

A operação Lava Jato voltou ao noticiário nas últimas semanas por causa de 1 embate dentro do Ministério Público Federal.

Em 9 de julho, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, obrigou as forças-tarefas da operação Lava Jato em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro a compartilhar seus dados com a PGR (Procuradoria Geral da República).

Ele atendeu a pedido do vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, feito depois de os procuradores de Curitiba (coordenados por Deltan Dallagnol), de SP e do Rio terem negado informações solicitadas pela procuradora Lindôra Araújo, braço direito do procurador-geral da República, Augusto Aras.

Para Toffoli, a negativa dos procuradores ao pedido de Lindôra configurou “evidente transgressão ao princípio constitucional da unidade do Ministério Público“.

Dias depois, em 3 de agosto, o ministro Edson Fachin revogou a decisão. O tema será decidido em definitivo pelo plenário do Supremo.

Estratificação

Os mais jovens (de 16 a 24 anos) são os que mais acham que a Lava Jato faz 1 “trabalho correto”. Nessa faixa etária, 75% diz ter essa avaliação.

Os que mais disseram que a operação foi importante, mas atualmente tem cometido abusos de autoridades são: os mais riscos, que ganham mais de 10 salários mínimos (46%); os que ganham até 2 salários mínimos (40%); e as mulheres (38%).

A proporção de entrevistados que não souberam responder também é maior do que a de outras perguntas feitas pelo PoderData. O Poder360 destaca os seguintes grupos:

– Mulheres (25%);

– Os que têm de 25 a 44 anos (20%);

– Os que estudaram apenas até o ensino médio (19%);

– Moradores das regiões Sudeste e Norte (22% em ambas);

– Pessoas sem renda fixa (23%).

Leia a estratificação completa, por sexo, idade, região, escolaridade e renda:

 

Lava Jato x Apoio de Bolsonaro

O PoderData cruzou os dados sobre a percepção dos brasileiros a respeito da operação Lava Jato com os da avaliação do trabalho do presidente Jair Bolsonaro.

Constata-se que o grupo que avalia o chefe do Executivo como ótimo ou bom apoia mais a operação do que a média geral. Nesse estrato, são 56% os que afirmaram que o trabalho feito pela operação é “correto”.

Já entre os que acham o presidente ruim ou péssimo, o percentual de apoio à operação baixa para 49% .

Leia o recorte completo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055