martins em pauta

sábado, 25 de agosto de 2018

Greve de fome por liberdade de Lula chega ao fim

Sábado, 25 de agosto de 2018


POR MÔNICA BERGAMO

Os sete militantes de movimentos sociais que faziam greve de fome pela liberdade de Lula anunciam hoje o fim do protesto.

Depois de 26 dias sem comer –alguns já se mostravam debilitados–, uma das grevistas chegou a ir para o hospital. Nesse período, eles foram recebidos pessoalmente por dois ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski e Rosa Weber. Foram atendidos também nos gabinetes de Luís Roberto Barroso e de Gilmar Mendes.

Os grevistas, que na sexta (24) receberam uma carta de agradecimento de Lula, acreditam que seus objetivos foram cumpridos: denunciar o “golpe”, como se referem ao impeachment de Dilma Rousseff, e a prisão do ex-presidente, que dizem ter ocorrido sem provas.

Confira a carta na íntegra

MANIFESTO DA GREVE DE FOME POR JUSTIÇA NO STF À MILITÂNCIA POPULAR E AO POVO BRASILEIRO

No dia 31 de julho, iniciamos a Greve de Fome por Justiça no STF –Supremo Tribunal Federal, com um manifesto à sociedade que foi protocolado no próprio STF, num ato político que resultou em repressão absurda e descabida aos militantes grevistas. Mas não conseguiram calar as nossas vozes: resistimos e ainda mais fortes e indignados, deflagramos o processo da greve de fome.

Nosso objetivo com a greve é contribuir na luta pelo enfrentamento ao golpe que sob o contexto de crise profunda do capital, amplia os processos de exploração do trabalho e dos nossos bens naturais, causando aumento da desigualdade, da fome, da miséria, do desemprego e da violência social. A greve de fome luta por soberania popular, pelo controle de nossos bens estratégicos do petróleo e da energia, pelo direito do povo de participar do poder e decidir os rumos do país. Por isso lutamos pela libertação do presidente Lula, que está encarcerado desde o dia 7 de abril, sem crime e sem prova. Portanto Lula é inocente e sua prisão tem caráter político.

Denunciamos com a greve de fome a ditadura do judiciário, principalmente do STF que de forma arbitrária tomou o lugar do povo, rasgando a Constituição brasileira e fragilizando ainda mais a democracia, construída na dura disputa da luta de classes.

Sabemos que a greve de fome é um ato extremo, mas o praticamos de forma consciente, inspirados na revolucionária resistência ativa, historicamente forjada pelos povos que não baixaram a cabeça diante das elites dominantes.

E após 26 dias de Greve de Fome, decidimos por sua suspensão, por entender que ela cumpriu com seu sentido provocador dos objetivos que propusemos desde o início desta ação politica. Nos sentimos vitoriosos, pois assim se sentem os povos que lutam e tivemos acúmulos importantes para o conjunto da luta popular.

Conhecemos melhor quem são os chamados operadores do direito, ministros e asseclas do poder judiciário. Vimos como se movem por um teatro fantasioso, guiados pela mídia burguesa, com pouca sensibilidade pelo povo, e nenhum respeito pela constituição. Como opera o governo dos golpistas, seus interesses explícitos de estar a serviço do capital estrangeiro, das empresas transnacionais, dos bancos e do seu próprio bolso.

Conhecemos melhor como funciona a mídia burguesa, mentirosa, que se pauta apenas pelos interesses de seus patrões e da manutenção do poder aos privilegiados. Como age o poder legislativo, peça fundamental do golpe e seu total distanciamento dos problemas reais do povo.

Nestes 26 dias de greve, ocupamos o STF com nossos atos políticos e inter-religiosos, através de audiências com diversos ministros, pautando a necessidade de votar as ADCs – Ações Declaratórias de Constitucionalidade, assegurando a presunção de inocência.

Denunciamos o não cumprimento da Resolução da Comissão de Direitos Humanos da ONU pelo Brasil, que determina o direito de Lula ser candidato nas eleições de 2018.

Seguimos firmes na luta e dispostos a contribuir com as tarefas históricas e os desafios que estão colocados para os movimentos e organizações do campo popular. Lutaremos de forma incansável pelo respeito à justiça, garantindo Lula Livre e pelo seu direito de disputar as eleições. Pela construção soberana de um Projeto Popular para o Brasil.

Nossas principais tarefas políticas são trabalho de base, formação política e retomada das lutas da massa. Precisamos ouvir o povo, estar inserido na sua luta cotidiana de resistência e provocar processos de lutas contundentes. As formas de trabalho de base são variadas, e devem envolver as visitas nas casas, as reuniões de pequenos grupos, assembleias populares, a construção dos Congressos do Povo e da Frente Brasil Popular.

Devemos travar a batalha das ideias na disputa da comunicação popular, enfrentando o poder ideológico da grande mídia.

Teremos ainda muitas batalhas coletivas pela frente, mas temos a certeza que “se calarmos, as pedras gritarão!” Nosso desafio é que a luta atual, se transforme em força social capaz de virar o mundo e destruir privilégios. Não pagaremos a conta do fracasso desse modelo de sociedade. Por isso a luta vale a pena e a vida vale a luta! Essa luta é nossa! Essa luta é do povo!!

Brasília, 25 de agosto de 2018.

Jaime Amorim, Zonalia Santos, Rafaela Alves, Frei Sergio Gorgen, Luiz Gonzaga Silva – Gegê, Vilmar Pacífico e Leonardo Nunes Soares.

Fonte: Blog do BG

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. DECO
    Se esse pessoal do PT acha que foi um GOPI em Dilma porque não lançaram ela para presidente nessas eleições? O PT também queria se livrar da Presidenta? kkkkkkkkk
  2. Expedito Junior
    Já? Esperem o corrupto ser solto, bando de Capachos.
  3. Chico
    Que greve de fome é essa, tão todos mais gordos do que quando entraram na greve. Mesma filosofia de lula, enganar, mentir, deturpar, zombar. São uns pilantras, isso sim!
  4. Flavio
    Palhaçada. Esses baitolas, tem peito pra fazer greve de fome coisa nenhuma. Só acredito se passar os 12 anos sem comer. Igual ele deixou o país todinho, passando fome.
  5. JOAO MARIA
    ACABOU? QUE PENA NÃO MORREU NINGUÉM, TEVE GREVE MESMO OU FOI MAIS UM TEATRO DOS MILITONTOS. RECEBERAM QUANTO? O DINHEIRO DA PETROBRAS ESTAR RENDENDO AINDA
    CHEGA A SER UMA PIADA FAZER GREVE DE FOME POR CAUSA DE UM BANDIDO CONDENADO
  6. P grossa
    Kkkkkkkkkkkkk, poderia fazer greve de fome quando Lula deixou as facções CV e PCC se ramificarem no Brasil, ao mesmo tempo que abandonou a educação básica deixando os adolescentes fortalecer o exército das facções.
  7. Olimpio
    Deviam continuar, em nome da idiotice.
    Povo alienado.
  8. Fernando Antônio Ribeiro Bastos
    O pior não é a "greve de fome," mas ignorância política, a falta de patriotismo, do analfabetismo. lugar de preso é na cadeia.


Acesse a Postagem Original: http://www.blogdobg.com.br/#ixzz5PEhwjIMr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643