martins em pauta

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

INSS não vai cobrar o que foi pago a mais de aposentado Segurado não pode ser obrigado a devolver o dinheiro se o erro foi do instituto

Quarta, 27 de setembro de 2017

Por: Denisson Antunes Soares 
O Dia

A Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU) decidiu recentemente que os segurados do INSS não terão mais que fazer a devolução do dinheiro que foi pago a mais em relação ao benefício se o erro for culpa do próprio instituto.

O caso que motivou a decisão e foi analisado pelo TNU é de um segurado aposentado do estado do Ceará. Em 1997, ele começou a receber o auxílio doença. No ano de 2003, ele se aposentou, entretanto, o INSS continuo a pagar o auxílio junto com o benéfico ao qual o aposentado tinha direito.

PUBLICIDADE

A lei brasileira prevê que o auxílio seja cortado assim que a aposentadoria começar a ser paga. Coisa que não ocorreu neste caso.

O INSS continuou pagando o auxílio doença até 2013 e depois disso resolveu cobrar os valores que foram pagos a mais.

O aposentado então decidiu entrar com ação solicitando uma certidão de que não devia nada ao INSS especialmente por não saber que o valor do auxílio doença estava incluso no valor do seu benefício.

www.previdencia.gov.br

Fonte: 1News Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643