martins em pauta

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Manifestações marcam a data em todo o mundo

Sexta 02 de Maio de 2014

Milhões de pessoas em todo o mundo saíram ontem (1º) às ruas para lembrar o Dia do Trabalho, marcado por concentrações pacíficas, mas também confrontos com a polícia e registro de feridos, como na Turquia e no Camboja. Em Istambul, a polícia usou gás lacrimogêneo e canhões de água para dispersar os manifestantes, que quiseram recordar os direitos dos trabalhadores na Praça Taksim, um espaço emblemático de contestação ao governo turco e onde as autoridades proibiram manifestações. 

Fernando Neves/FP/ECEvento da Força Sindical, em SP, foi marcado por críticas a Dilma

Em Phnom Penh, capital do Camboja, a polícia usou cassetetes e paus para dispersar os manifestantes. Sindicatos contestam a exploração dos trabalhadores da indústria têxtil, onde os salários são, em média, de US$ 100 por mês. 

Na Europa, também ocorreram protestos contra as políticas de austeridade, que têm provocado consequências sociais em vários países do continente. Na Espanha estavam previstas manifestações em mais de 70 cidades. Os espanhóis questionam as medidas adotadas pelo governo diante da alta taxa de desemprego. Na Grécia, as principais cidades foram tomadas por milhares de pessoas que protestaram contra as políticas impostas pelos credores internacionais. 


O 1º de Maio para os gregos coincide com o quarto ano do primeiro pacote de ajustes impostos pela Comissão Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI). As medidas, segundo os sindicatos, representaram um “ataque frontal contra os trabalhadores, jovens e reformados, com cortes salariais dramáticos e a abolição dos direitos laborais”.

Na Rússia, as principais cidades também foram palco de manifestações. Na Crimeia, mais de 100 mil estiveram na manifestação,a primeira após a anexação da península pela Rússia.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643