martins em pauta

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Rio Grande do Norte registra uma média de quatro assassinatos por dia em 2014


Apenas nos primeiros 15 dias do ano, Estado já tem 60 mortos nas diversas regiões potiguares


Nos primeiros 15 dias do ano o número de homicídios no Rio Grande do Norte já soma 60 registros pelo Instituto Técnico Científico da Polícia do estado. A média é de 4 homicídios por dia. De acordo com o Presidente do Conselho dos Direitos Humanos, Marcos Dionísio, “a vulnerabilidade da segurança e o alto índice na criminalidade” são os principais fatores para número considerado tão elevado pelo especialista.


“Na verdade são vários os fatores para a alta quantidade de homicídios no estado, e o primeiro deles é a crise na segurança pública. As quadrilhas e os criminosos não encontram dificuldades para executar suas ações dentro do Rio Grande do Norte, isso porque o Estado não tem priorizado o setor. Outro fator importante e que deve ser destacado é a facilidade com que circula armas e drogas pelas nossas fronteiras, é um absurdo”, disse.


O envolvimento de jovens de 16 a 29 anos em homicídios também é preocupante. De acordo com Marcos Dionísio, isso se dá pela facilidade de jovens terem acesso cada vez mais cedo a drogas e armas. “Hoje o jovem tem uma facilidade maior e cada vez mais cedo de acesso às drogas e armas, o que também é resultado da vulnerabilidade das nossas fronteiras”, finalizou.


A equipe do O Jornal de Hoje ouviu o Delegado Geral da Polícia Civil, Ricardo Sérgio, que justificou o alto índice de homicídios não só pela ausência de segurança, mas também por se tratar de uma crise em várias questões sociais. “São muitos os motivos que levam um cidadão a cometer um homicídio, mas as questões sociais como saúde, educação e melhores condições de vida são fatores que envolvem o jovem ou adulto na criminalidade e esse é um mundo muitas vezes sem saída”, afirmou.


A quantidade de mortos em 2014, de certa forma, mantém o desempenho assustador do Estado na questão da violência urbana registrado no ano passado. Nos doze meses da temporada 2013, o Itep potiguar contabilizou cerca de 1,6 mil execuções, o que mantém uma média próxima do ano novo.


Crimes


Na noite de ontem, o sindicalista João Alexandre Alves Neto, de 40 anos, foi morto a tiros, no centro de Parnamirim. A vítima chegava à sede do Sindicato dos Empregados do Comércio quando foi alvejado ainda dentro de seu carro. O comerciário morreu no local.


João Alexandre era presidente do Sindicato e foi surpreendido ao estacionar o veículo. De acordo com populares, os suspeitos se aproximaram da vítima em um carro tipo corolla na cor preta. Os criminosos dispararam contra o vidro do motorista, atingindo o comerciário. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ainda foi acionado, mas João não resistiu aos ferimentos.


Na madrugada de hoje uma mulher foi assassinada a tiros no loteamento Jardim Progresso, na zona Norte de Natal. O fato aconteceu por volta das 23h, na rua Portal das Fronteiras em um terreno baldio a localidade.


Moradores da rua informaram que a vítima teria chegado em um táxi de placas e modelo não identificados, juntamente com dois homens, em um determinado momento, sem nenhuma explicação, tiros foram efetuados em direção  à Nilsiane, quando ela já estava fora do veiculo.


A única informação da polícia sobre o crime é que os suspeitos são dois homens e que estariam à bordo de um carro, mas nem o modelo, nem as placas foram identificados. Após a execução, os suspeitos se evadiram do local. As investigações estão à cargo da 9ª Delegacia de Polícia.

Fonte J Belmont

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643