martins em pauta

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Uma Luz Para o Rio Mossoró



A Gerência Executiva da Gestão Ambiental iniciou nesta segunda-feira, 30, a limpeza do leito do rio Apodi-Mossoró. Uma embarcação denominada catamarã foi alugada pela Prefeitura Municipal pra realizar a retirada de aguapés e resíduos sólidos do rio. O equipamento tem como principais características a estabilidade, que permite a flutuação em ambientes rasos, e maior capacidade de armazenamento do material recolhido.

Há três semanas o catamarã está na cidade, tempo suficiente para ser montado de acordo com as necessidades do trabalho e testado pelos técnicos. O barco possui uma pá mecânica de aço que funciona como coletora e empilhadeira, trazendo para dentro o material recolhido e jogando para margem o restante. A idéia é que o serviço seja realizado por três meses, com a possibilidade de prorrogação por mais 30 dias. Mais de 15 homens estão trabalhando na limpeza.

Mairton França, gerente da Gestão Ambiental, explica que o aguapé é uma planta aquática que se alimenta de material orgânico. O Rio Mossoró é um ambiente propício para seu surgimento devido à água parada e o excesso de alimento. Essa matéria orgânica chega ao rio através dos esgotos clandestinos jogados pela população. O aguapé é composto por água (70%) e material orgânico (30%), e vive em torno de três meses. Quando ele morre, todo o material absorvido é devolvido à água.

O aguapé por si só não é nocivo, o excesso é que prejudica a vida aquática. A proliferação da planta impede que o sol penetre na água, atrapalhando a fotossíntese da vegetação, modificando o comportamento dos peixes nativos e diminuindo a oferta de alimento.

Depois de retirados, os aguapés são colocados nas margens do rio, permanecendo por cerca de quatro dias, sob os efeitos do sol para a secagem. Quando toda a água é eliminada da planta, as caçambas recolhem os restos que são encaminhados para o aterro sanitário da cidade.

O gerente enfatiza que o rio corta, aproximadamente, 20 cidades norte-rio-grandenses, sendo, portanto, responsabilidade do Governo do Estado. Porém, os municípios não podem se omitir diante da situação em que se encontra. Devem ser buscadas soluções em conjunto para o tratamento desse recurso hídrico.

A Prefeitura de Mossoró tem feito sua parte e prepara edital para contratação de empresa que trabalhe com embarcações tipo catamarã por mais um ano. O plano é que o equipamento esteja à disposição da Gerência da Gestão Ambiental para serviço diário e planejado, recolhendo não só aguapés, mas também resíduos sólidos que são jogados no rio, e realizando atividades educativas com a população.

Fonte: O câmera editado por Martins em Pauta

Via Gardenia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643