martins em pauta

quarta-feira, 1 de junho de 2011

A Policia do Ceará Mata Salchicha um dos bandidos mais procurados no Estado.

Bandido cumpriu a promessa de não se entregar à Polícia e tombou num tiroteio com a PM em Caucaia


Clique para Ampliar

O cerco final ao matador ocorreu em um matagal nas margens da BR-020, em Caucaia, depois que ele e o bando trocaram tiros com a PM na Rodovia Estruturante e fugiram em um Punto

Clique para Ampliar

Em poder da quadrilha, a Polícia Militar encontrou armas, drogas e um maçarico que seria utilizado para estourar o caixa de um banco no Porto do Pecém, na madrugada de ontem
FOTO: ALEX COSTA

Clique para Ampliar

Era madrugada quando o secretário da Segurança Pública, Francisco Bezerra, chegou ao IJF. Junto às demais autoridades, ele examinou as armas usadas pelos criminosos
FOTO: FERNANDO RIBEIRO

Clique para Ampliar

O corpo de Salsicha é cercado por policiais no necrotério do IJF. Todos queriam fotografar o criminoso morto
FOTO: NAVAL SARMENTO

Bandido cumpriu a promessa de não se entregar à Polícia e tombou num tiroteio com a PM em Caucaia

Um tiroteio dentro da mata, às margens da BR-020, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, nos primeiros minutos da madrugada de ontem, representou o fim de uma vida de crimes de um dos bandidos mais procurados no Ceará. Com um tiro de bala calibre Ponto 40 no peito esquerdo, tombou o assaltante, traficante de drogas e homicida Victor Antônio da Silva Oliveira, o ´Salsicha´,26.

Por quase dois anos e meio, Victor e sua quadrilha vinham sendo literalmente caçados pelas polícias Civil e Militar do Ceará e pelos organismos de Inteligência. Na noite de segunda-feira (30), a quadrilha acabou sendo desarticulada quando se preparava para mais uma empreitada criminosa. O bando planejava atacar um caixa eletrônico no Porto do Pecém, no Município de São Gonçalo do Amarante, mas foi interceptado pela PM num dos giradores da Rodovia Estruturante, trocou tiros com os policiais militares e fugiu em um Punto azul, placa HYH-3247 (CE), em direção à BR-020, onde houve o embate.

Na troca de tiros, os bandidos abandonaram o carro e adentraram na mata. Para trás ficou uma adolescente de 17 anos, prima de ´Salsicha´. Ela foi detida pelos policiais do grupo Raio (Ronda de Ação Intensiva e Ostensiva) e do Batalhão de Choque (BpChoque).

Inteligência

A localização da quadrilha somente foi possível graças a um sigiloso trabalho de investigação que vinha sendo feito pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública (SSPDS) junto com a Delegacia do Eusébio.

O grupo, segundo a Polícia, além de praticar assaltos, tráfico de drogas e assassinatos, migrou, nos últimos dois meses, para mais um tipo de delito; o furto em caixas eletrônicos utilizando maçaricos e outros apetrechos necessários para violar os cofres e retirar o dinheiro.

Tiroteio

Na troca de tiros com os policiais do Raio, os criminosos fugiram pelo matagal às margens da BR-020 em direção à localidade de Lagoa dos Porcos.

Logo, a operação foi estendida por toda a região com a chegada de reforços do Raio, BpChoque, 2ª Companhia do 6º BPM (Caucaia) e da Coin.

O tenente-coronel Hervano Macedo e o major Márcio Oliveira comandaram o cerco. Já por volta das 22h30, em novo tiroteio dentro da mata fechada e escura, o assaltante ´Salsicha´ foi baleado no peito e detido junto com o comparsa Adauto Martins de Oliveira Neto. Em poder deles foram encontradas duas pistolas (uma delas da Polícia Civil) e um revólver, além de vários carregadores de bala.

Pelo matagal fugiram os outros integrantes da quadrilha, identificados como Francisco Wellington da Silva, o ´Etim´ (que teria ficado ferido também a tiro) e Carlos Antônio da Silva Moraes, o ´Dante´. Ambos são também tão perigosos quanto ´Salsicha´, segundo a Polícia, e responsáveis por várias mortes e assaltos no Eusébio e Aquiraz.

Esconderijos

Simultaneamente ao cerco na BR-020, a PM ´estourou´ duas casas que serviam de esconderijo para a quadrilha. Ema uma delas, ainda em Caucaia, foram presas duas mulheres acusadas de pertencer ao bando. Eram Jamile do Vale (mulher do bandido ´Etim´) e Antônia Saniely Oliveira da Silva (companheira do traficante ´Dante´). No local foram encontradas munições, drogas e outros objetos.

O segundo endereço ´estourado´ pela Polícia foi uma casa na Rua Hungria, na Vila Peri, onde foi presa Lílian Maria Amorim de Oliveira. Ali também foram encontradas drogas, munição, malas e muitos objetos utilizados pela quadrilha, conforme a Polícia. Lílian é a dona do carro que os bandidos usavam.

Ainda com vida, ´Salsicha´ foi levado pela PM para o IJF-Centro, mas morreu logo depois de dar entrada na unidade de Emergência. O resto do bando foi encaminhado para a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), onde foi lavrado o flagrante.

PROTAGONISTA
Vida de crimes

Victor Antônio, o ´Salsicha´

Criminoso era procurado desde 2009, quando sua quadrilha começou a atacar sítios, condomínios de luxo, chácaras e estabelecimentos comerciais no Eusébio e em Aquiraz. O último assalto da quadrilha aconteceu no fim de semana passado. Ele também atuava como matador de aluguel

ASSASSINATOS
Criminoso matou chileno e policial

Um dos crimes de ´Salsicha´ foi filmado e as imagens divulgadas. Aconteceu em uma boate na Praia de Iracema

Assassino de policiais, ousado e violento, Victor Antônio da Silva Oliveira, o ´Salsicha´, protagonizou, nos últimos meses, diversas fugas espetaculares em matagais nos Municípios do Eusébio e Aquiraz. Desafiava a Polícia a encontrá-lo e mandava recados para as autoridades através das vítimas de seus assaltos. ´Vão lá na delegacia (do Eusébio) que tem a minha foto lá", dizia o bandido.

Mas, uma de suas ações mais ousadas - e violentas - ocorreu na madrugada do dia 9 de dezembro do ano passado, quando ele assassinou, com mais de 15 tiros de pistola, o chileno Juan Manuel Castañeda, taxista e segurança de uma boate na Praia de Iracema.

Filmado

O assassinato teria sido uma vingança por uma briga ocorrida semanas antes envolvendo o chileno e um amigo de ´Salsicha´, após uma simples batida entre dois automóveis na porta da boate situada a poucos metros da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur).

O crime acabou ganhando destaque nos telejornais e programas policiais na tevê por ter sido registrado pelas câmeras de vigilância da boate. Nas imagens, ´Salsicha´ aparece saltando de um veículo prata, segue em direção à calçada da casa noturna e mata friamente o chileno com vários tiros. Utiliza duas pistolas e atira, simultaneamente, com as duas mãos. Em seguida, corre em direção ao veículo e some do local.

Policial

Ao grupo chefiado pelo bandido também é atribuída a morte brutal de um policial militar. Tratava-se do cabo da PM Salomão Vitor Barroso, 38, que foi executado sumariamente com tiros de pistola na cabeça e seu corpo arrastado pelos assassinos.

O crime ocorreu na noite do dia 6 de setembro do ano passado. Na ocasião, o cabo Vitor, como era conhecido, fazia a segurança particular de uma chácara na cidade do Eusébio e foi surpreendido quando os bandidos chegaram ali para assaltar. Embora não tenha reagido, o PM foi fuzilado mesmo tendo sido obrigado a ficar de joelhos e implorado para não morrer.

Os bandidos protagonizaram vários ataques a condomínios de casas de veraneio e sítios no Eusébio. "Eram deles, chegaram por volta de sete da noite e só foram embora de madrugada", afirma a delegada Ana Lúcia Almeida, titular da Delegacia do Eusébio. "Por causa dele e de sua quadrilha, muitas pessoas foram embora até para outros Estados", disse o secretário de Segurança Pública do Eusébio, delegado Lauro Leite.

REFÉNS
Bandido gostava de humilhar as vítimas

Apontado pela delegada Ana Lúcia Almeida como um dos bandidos mais perigosos da atualidade, Victor Antônio da Silva Oliveira, o ´Salsicha´, e sua quadrilha atuavam em diversas frentes criminosas na Região Metropolitana de Fortaleza há, pelo menos, seis anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643