Quarta, 21 de janeiro de 2026
Os ciclistas foram localizados próximos a um riacho, ambos conscientes e sem ferimentos graves, apesar do tempo que passaram isolados. O resgate mobilizou 23 bombeiros e seis viaturas, que percorreram uma trilha de 24 quilômetros a partir do posto de comando estabelecido em Juquitiba.
Durante a operação, foram registradas imagens do momento do encontro entre os socorristas e Gilberto. Nas gravações, um bombeiro chama: "Giba, somos o Corpo de Bombeiros". Gilberto, que ainda usava seu capacete de ciclismo, abraçou o profissional que o localizou e informou que Carlos estava nas proximidades.
As buscas envolveram diferentes unidades dos bombeiros. O 6º Grupamento atuou na área de Peruíbe, enquanto o 18º Grupamento concentrou esforços em Juquitiba e regiões adjacentes. As equipes percorreram mais de 277 quilômetros por terra desde o início das operações.
O helicóptero Águia também participou das buscas, sobrevoando mais de 100 quilômetros na região.
Para coordenar os trabalhos, o Corpo de Bombeiros utilizou um mapa de geolocalização com os rastros das equipes, pontos de interesse e raios de antena de celular. Os círculos maiores no mapa representavam a área de sinal de torres de comunicação, ajudando a delimitar as zonas prioritárias.
O último contato dos ciclistas antes do desaparecimento foi registrado em um áudio. Na mensagem, Gilberto dizia:
"Oh, meu filho. Nós viemos fazer a trilha aqui e se perdemos. Agora, nós estamos descendo o rio, entendeu? Não sei se nós vamos chegar hoje não".
No fundo da gravação, era possível ouvir o som de água corrente.
Ana Carolina Almeida, filha de Gilberto, de 39 anos, informou que os ciclistas levaram apenas água para a trilha. Ela explicou a situação:
"Ele já andava de bike, porém aqui na região não tinha costume de andar. O amigo dele tinha experiência [...]".
O desaparecimento foi oficialmente registrado na quinta-feira (15), quando Ana Carolina acionou o Corpo de Bombeiros e registrou um boletim de ocorrência após ser informada pela tia, irmã de seu pai, sobre o sumiço da dupla.
Os bombeiros divulgaram que os ciclistas entraram pela Estrada do Jacuba, em Juquitiba, seguindo em direção à Trilha da Pedra Lisa, na Serra do Mar. O destino planejado era a Cachoeira da Salete. Pela topografia da região, os ciclistas provavelmente seguiram o curso do Rio São Lourencinho, que deságua em Peruíbe.
Ana Carolina declarou que seu pai reside em Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo, enquanto Carlos mora no distrito de Campo Limpo, na capital paulista. Ambos são entusiastas de atividades ao ar livre, como pesca e ciclismo.
Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:
Postar um comentário