Segunda, 19 de janeiro de 2026
E neste sentido, imagino-me utilizando a Técnica Ludovico. Registrada no filme Laranja Mecânica de Stanley Kubrick (1971), a técnica é usada no personagem Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue que comete uma série de crimes numa Inglaterra futurista. Ele é preso e se torna cobaia desta experiência científica. Imobilizado em uma cadeira de cinema, com suas pálpebras abertas, presas por pinças, é obrigado a assistir e ouvir um filme contra sua vontade.
O método faz parte da Terapia de Aversão que tem como objetivo recondicionar o cérebro de criminosos para que não voltem a cometer crimes.
Cortando para o método inverso usado pelo comunismo há décadas, uma espécie de hipnotismo cultural, hoje está em pleno curso pela esquerda no Brasil.
Aplicar a terapia de aversão, que ouso pensar, contra a densa prática usada com os vitimados no contexto político brasileiro, seria uma saída ou é apenas uma fuga que encontro para espernear contra uma expectativa de solução aparentemente inalcançável e de difícil confronto? Querendo ou não, tais vitimados, acabam como cúmplices involuntários de crimes no Brasil, que se sucedem bem debaixo de seus olhos, e que só nos cabe a indignação.
O vídeo Cegueira Cognitiva, o fenômeno silencioso, da psicóloga Carla Ribeiro de Queiroz Iizuka (no Instagram), analisa e expõe o que se passa com estes vitimados. E este vídeo poderia ser uma boa forma de transmitir tal fenômeno, para nosso entendimento, mas principalmente, dos pacientes que, por ora, colocamos na mira:
Camisa de força para mim?
Alexandre Siqueira
http://livrariafactus.com.br


Nenhum comentário:
Postar um comentário