Terça, 20 de janeiro de 2026
Vídeo: Via Certa Natal
Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (20) um homem, ainda não identificado, tentou entrar em sucata para furtar e foi eletrocutado. Caso aconteceu no bairro Igapó, zona norte de Natal.
Segundo informações do policial, um morador ligou para avisar que tinha um rapaz caído em uma sucata. “Provavalmente ele levou uma descarga elétrica e morreu no local”.
Opinião dos leitores
Eletroplessão é a lesão ou morte acidental por corrente elétrica (natural ou artificial), enquanto eletrocussão refere-se especificamente à morte intencional por eletricidade, como na cadeira elétrica, sendo um termo mais restrito à execução judicial, embora popularmente se use erroneamente “eletrocutado” para acidentes comuns. A chave é: eletroplessão é acidente (morte ou não), eletrocussão é execução (morte intencional).
Eletroplessão
Definição: O termo técnico para morte ou lesão por descarga elétrica acidental, seja por eletricidade de alta ou baixa tensão (fios desencapados, raios, etc.).
Natureza: Acidental.
Exemplos: Acidentes domésticos, de trabalho, ou raios (fulminação).
Resultados: Pode causar desde um choque leve até a morte, com lesões como as marcas de Jellinek (sinal elétrico).
Eletrocussão
Definição: Morte causada intencionalmente por corrente elétrica, como método de pena de morte (cadeira elétrica).
Natureza: Intencional, judicial ou criminal.
Uso Popular: Popularmente, usa-se “eletrocutado” para acidentes, mas tecnicamente está incorreto, sendo “eletroplessão” o termo adequado para acidentes.
Resumo da Diferença
Eletroplessão: Acidente (morte ou não).
Eletrocussão: Execução (morte intencional).
Certamente você já ouviu os termos Eletroplessão e Eletrocussão, mas …
30 de out. de 2023 — A lesão mais típica é conhecida como MARCA ELÉTRICA DE JELLINEK, tendo forma circular, elíptica ou estrelada, de…
Foi assim que aprendi no curso de direito da UFRN



Na ânsia de tomar uma cervejinha, tomou uma descargazinha.
Lamentável. Mas será que foi ora tomar uma cervejinha.
Orar só incomoda quem não tem Deus, não muito diferente daqueles que atentam contra a vida dos outros em assaltos ”para tomar a cervejinha”.