Quinta, 10 de abril de 2025
“O presidente Trump pode falar o que quiser. O Brasil está seguro”, declarou Lula, durante entrevista.
O comentário foi feito dois dias após entrarem em vigor as tarifas comerciais dos EUA, que afetam mais de 180 países, incluindo o Brasil. A medida já provocou reação da China e tem gerado incertezas nos mercados.
Na fala completamente desnecessária, Lula destacou que a economia brasileira está respaldada por reservas internacionais robustas.
“Pagamos a dívida externa de 30 bilhões de dólares. Pela primeira vez, fizemos uma reserva de 370 bilhões, que até hoje garante segurança ao país contra qualquer crise. Esse colchão de 350 bilhões dá ao Brasil e ao ministro Fernando Haddad uma certa tranquilidade”, afirmou.
Na semana passada, o Congresso Nacional aprovou a chamada Lei da Reciprocidade Econômica, que poderá embasar eventuais ações do Brasil contra o pacote tarifário norte-americano. Lula reiterou que o país tomará “todas as medidas cabíveis” para proteger seus interesses.
Os reflexos da escalada na disputa comercial foram sentidos nas bolsas de valores. O Ibovespa encerrou o dia com queda de 1,31%, acumulando recuo de 3,52% na semana. O dólar subiu 1,29%, sendo cotado a R$ 5,91. No mercado asiático, a bolsa de Hong Kong registrou queda de 13,22%.
A principal preocupação entre analistas é que o agravamento do conflito comercial resulte em alta da inflação global, retração do consumo e recessão nas principais economias do mundo.
Fonte: Jornal da Cidade Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário