martins em pauta

sábado, 1 de abril de 2023

Carta aberta contra Zanin: Mais de 5 mil advogados se insurgem contra indicação ao STF

Sábado, 01 de Abril de 2023

O advogado do ex-presidiário Lula, Cristiano Zanin, parece ser o nome da vez para assumir a vaga que será aberta como ministro no Supremo Tribunal Federal (STF).

Porém, devido as suas relações estreitas com o PT, seu nome está cercado de polêmicas.

O Movimento Advogados de Direita Brasil lançou um forte Carta Aberta onde repudia a indicação de Zanin.

Diz o texto:

"A despeito de se evocarem os requisitos constitucionais para a investidura no ofício de Ministro do STF, quais sejam "notável saber jurídico e reputação ilibada", a nomeação colide com a inelutável proximidade de Zanin com o mandatário maior, o que subtrai do eventual indicado a imprescindível imparcialidade ao desempenho do mister e o situa em posição de perene suspeição."

Os advogados continuam:

"Não se trata, pois, de uma nomeação puramente técnica. A escolha do Ministro do Supremo é também política, e como política relacionada ao judiciário, não basta ser apenas legal, tem que parecer ser Justiça. Aceitar a mera argumentação restritiva de que Zanin possui atributos que lhe conferem notável saber jurídico e reputação ilibada, ao menos para grande parte da população, é, no mínimo, uma afronta à moralidade da República."

Os causídicos ainda aproveitam e afirmam que o "caso Zanin" é uma oportunidade para que o Senado possa aprofundar a supressão da vitaliciedade dos membros do STF.

Mais de 5 mil advogados assinaram a carta.

Leia a carta abaixo ou CLIQUE AQUI!

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643