martins em pauta

quarta-feira, 29 de março de 2023

"Baixar os juros na marretada não vai adiantar. Governo gasta demais", afirma renomado economista

Quarta, 29 de Março de 2023

A afirmação, acima, é do professor de economia Roberto Dumas, pertencente à lista de docentes do privilegiado Insper, instituição de ensino superior para as áreas de negócios, economia, direito, engenharia mecânica, entre outras.

Dumas concedeu entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan, nesta terça-feira (28), e explicou que não adianta tentar baixar os juros "na marretada" como o Governo do ex-presidiário Lula (PT) está pretendendo fazer porque o problema é que a gestão petista gasta demais, não quer assumir e, hoje, o Brasil já sofre uma inflação de demanda.

- Não se baixa juros na pancada. Isso não é história de Big Brother. Não adianta fazer passeata no meio da (Avenida) Paulista, hashtag 'baixa os juros já'. Os juros estão altos porque o governo gasta demais. Isso já foi falado várias vezes - esclareceu.

O professor disse que os juros tendem a se agravar com a PEC do Rombo, aprovada pelo Congresso Nacional, e que permitiu a Lula romper com o teto de gastos da União pelos próximos dois anos.

- Estamos com problema numa política fiscal expansionista desde a época de Bolsonaro e, agora, com a PEC da Transição, e o Banco Central está querendo pisar no freio, para tirar esse expansionismo, porque há, sim, uma inflação de demanda. Como não estamos com inflação de demanda, se o preço de viagem está subindo, preço do restaurante está subindo, preço do passeio turístico está subindo? Ainda vamos continuar culpando a guerra na Ucrânia? - questionou.

O economista criticou o PT por tentar arranjar um bode expiatório para a crise e lembrou que juros altos são consequência de uma gestão desastrosa e sem responsabilidade com as contas públicas.

- Baixar os juros na marretada não vai adiantar. Baixar de 13% para 10% na pancada. (...) É importante que o governo pare de brigar e tentar achar um único culpado. Eu nunca vi o governo falar ‘a culpa é da gente, que gasta demais’. São quase R$ 6 trilhões do nosso orçamento federal que parece não tem absolutamente nada para cortar. O problema é o juro. Não! O juro é consequência - ensinou.
- O governo tem fama de gastador. E este governo (de Lula) tem mais fama de gastador ainda - lamentou.


Fonte: Jornal da Cidade Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643