martins em pauta

domingo, 5 de março de 2023

Cuidado com o novo vírus do PIX, que rouba senha durante transação. Saiba como se proteger (veja o vídeo)

 Domingo, 05 de Março de 2023

A bandidagem já arquitetou um novo golpe envolvendo o PIX, aquelas transações online, gratuitas e instantâneas criadas pelo Banco Central. E isso está tirando o sono de milhões de clientes bancários.

Entre o final de 2022 e o início de 2023, especialistas em cibersegurança identificaram um vírus que intercepta a movimentação em aplicativos ou nos computadores, rouba as senhas, altera os dados do beneficiário e envia o dinheiro para outras contas. Tudo acontece em fração de segundos e as vítimas nem se dão conta.

O vírus parece estar relacionado ao BrasDex, muito utilizado em malwares, e já atacou 10 grandes instituições financeiras. Ao menos, mil golpes já foram aplicados em correntistas do Brasil, causando um prejuízo de milhões de reais. Os valores transferidos indevidamente vão, geralmente, para a conta de um laranja cooptado pelo grupo.

O criminoso acessa o celular da vítima por meio de links que são encaminhados por emails ou mensagens de WhatsApp. Ao clicar neles, o vírus começa a atuar "infectando" o telefone, enquanto aguarda o momento certo para agir.

- O vírus ainda é capaz de identificar se o chip telefônico do celular é brasileiro, caso não, ele deixa de funcionar - explica o programador Bendev Junior.

Quando o correntista programa um transação pelo PIX, uma tela branca é apresentada e até parece carregar os dados. Na verdade, não passa de "roupagem". É aí que os dados estão sendo alterados e o valor é destinado a outra conta.

A vítima só percebe a fraude, quando vai imprimir ou compartilhar o comprovante da transação bancária.

Para se proteger desse tipo de golpe, o ideal é evitar clicar em links encaminhados e também nunca baixar aplicativos fora das lojas oficiais, como o Google Play e Apple Store.

Veja o vídeo:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643