martins em pauta

sábado, 11 de março de 2023

Papa Francisco diz que celibato pode ser revisto pela Igreja Católica: “Não há contradição para um padre poder se casar”

Sábado, 11 de Março de 2023

Foto: Simone Risoluti/Mídia do Vaticano/Divulgação via REUTERS

O papa Francisco disse, nesta sexta-feira (10), que o celibato dentro da Igreja Católica pode ser “revisado” porque é uma “receita temporal” dentro da Igreja Ocidental, durante uma entrevista publicada na mídia argentina.

Questionado se a questão do celibato “poderia ser revisto”, o pontífice disse “sim, sim”, acrescentando que todos os membros da Igreja Oriental que desejam se casar são permitidos, portanto “há uma escolha aí”.

“Não há contradição para um padre poder se casar. O celibato na Igreja ocidental é uma prescrição temporal. Não sei se é resolvido de uma forma ou de outra, mas é temporário nesse sentido”, disse Francisco, de sua residência em Santa Marta, na Cidade do Vaticano, falando ao meio de comunicação digital argentino Infobae no 10º aniversário de seu papado.

“Na Igreja Católica, há padres casados. Todo o rito oriental é casado. Todo. Aqui na Cúria, temos um, falei sobre isso ainda hoje, que tem sua esposa e filho”, pontuou.

Os padres podem se casar nas igrejas ortodoxas e de rito oriental, bem como nas igrejas protestantes e anglicanas.

A Igreja Católica ensina que o sacerdote deve dedicar-se totalmente à sua vocação, tomando essencialmente a Igreja como sua esposa, a fim de ajudar no cumprimento da sua missão.

No entanto, embora o celibato sacerdotal seja uma tradição que remonta a cerca de 1.000 anos, não é considerado um dogma ou uma peça imutável do ensinamento da Igreja.

Com informações de CNN Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643