martins em pauta

domingo, 5 de fevereiro de 2023

Em desespero, governo da Argentina toma medida extrema para tentar conter a inflação

Domingo, 05 de Fevereiro de 2023





Nesse caso, seguindo os passos do colega esquerdista Nicolás Maduro, da Venezuela, Fernández tem impresso outras notas para tentar conter os preços dos produtos em seu país e dar ao povo argentino mais poder de compra.

- Enquanto avança o processo de digitalização dos pagamentos, esta cédula vai melhorar o funcionamento dos caixas eletrônicos e, ao mesmo tempo, otimizar a transferência de dinheiro - alegou, em comunicado, a Casa da Moeda.

A nova cédula homenageia a ciência e a Medicina do país e estampa o rosto da primeira médica argentina, Cecilia Grierson, e de um famoso neurocirurgião local, o primeiro ministro da Saúde, Ramón Carrilo.

Na outra face, foi impressa a ilustração do prédio do Instituto Nacional de Microbiologia Dr. Carlos Malbrán, uma das principais instituições de pesquisa e produção de vacinas da Argentina.

A Argentina sofre com uma grave crise econômica há anos, que foi agravada quando o Governo Fernández-Kirchner optou por realizar um dos lockdowns mais severos e prolongados do mundo. O resultado foi que a economia, já frágil, não aguentou: muitas empresas faliram, os preços dispararam e o capital estrangeiro fugiu do país.

Em 2022, Los Hermanos fecharam o ano com uma inflação de 94,8%, a maior em 32 anos e uma das mais altas do mundo, de acordo com dados do Instituto de Estatísticas Indec.

Entre os itens que puxaram a alta, estão o vestuário e o calçado com aumento de 120,8%, seguido de restaurantes e hotéis (108,8%) e habitação e serviços públicos com 80,4%.

A Argentina não descarta criar uma nova cédula valendo 5 mil pesos.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643