martins em pauta

sábado, 24 de setembro de 2022

Moraes convidará candidatos à Presidência para conhecer sala de totalização de votos

Sábado, 24 de Setembro de 2022

Foto: 20/06/2017REUTERS/Ueslei Marcelino

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, vai convidar todos os candidatos a presidente e vice-presidente da República, bem como os representantes das entidades fiscalizadoras a comparecerem a sala da Seção de Totalização na próxima quarta-feira (28), às 10h, para conhecerem o local.

A informação foi confirmada à CNN Brasil pela assessoria de comunicação do TSE. Ainda segundo a assessoria, os convites serão encaminhados na próxima segunda-feira (26).

A sala da Seção de Totalização é um espaço de trabalho convencional, com computadores distribuídos em baias e com acesso livre para os representantes das entidades fiscalizadoras, como Ministério Público (MP), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícia Federal (PF), partidos políticos, forças armadas e observadores internacionais.

A Seção de Totalização (Setot) é uma das áreas da Secretária de Tecnologia da Informação (STI) do TSE que atua no desenvolvimento dos sistemas de totalização e divulgação dos resultados. O setor é composto por uma equipe de 20 servidores que atuam em conjunto com outros setores do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE).

A equipe não faz a totalização, que é realizada por um computador, que fica no Centro de Processamentos de Dados, sem qualquer interferência humana.

Os sistemas em uso no dia da eleição são lacrados e assinados digitalmente antes das eleições e o resultado de cada seção eleitoral acontece assim que a eleição termina, às 17h, com a emissão dos Boletins de Urna (BU) ainda nas seções eleitorais.

Ou seja, o resultado de cada eleição é conhecido no término da votação, com a impressão do BU, que traz a quantidade de votos depositados em cada urna eletrônica.

Além de ficarem disponíveis para consulta pública nas seções, os BUs também são entregues aos fiscais de partido e serão publicados em tempo real nas Eleições 2022.

Totalização

O Tribunal de Contas da União (TCU) selecionará, aleatoriamente, 4.161 urnas eletrônicas em operação no dia da votação para analisar os boletins de urna, documento emitido em cada seção eleitoral após a conclusão da votação, informou o TSE.

As Forças Armadas, por exemplo, pretendem fazer uma checagem própria sobre a totalização dos votos das eleições presidenciais deste ano. Segundo relatos feitos à CNN Brasil, o objetivo de técnicos militares é fazer uma checagem com uma amostragem de pelo menos 385 boletins de urnas.

CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643