martins em pauta

sexta-feira, 22 de julho de 2022

"O Brasil vai virar Arábia Saudita dos alimentos", diz uma das figuras mais importantes do mundo

Sexta, 22 de Julho de 2022



No inicio desta semana, em um seminário na capital do Espírito Santo, ele analisou o cenário internacional e disse que apesar das turbulências está otimista: 

"Esse tipo de cenário internacional que se descortina é muito favorável para o Brasil. O mundo vai precisar de comida e infraestrutura."

Marcos que é diplomata de carreira e escritor, entende que as condições externas são muito boas para o Brasil. Infelizmente é um cenário ruim para a maioria dos países, mas para o Brasil ela é muito favorável.

"O Brasil vai virar Arábia Saudita dos alimentos. Muitos países do Oriente Médio se transformaram em países de alta renda Catar, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Bahrein e Omã, baseados na produção e exportação de combustível fóssil. 
No caso do Brasil a principal fonte é renovável o comércio de alimentos. Num cenário em que países com grande população vão crescer muito, o Brasil está fadado acumular sucessivos superávits comerciais ao longo do tempo."

Temos ainda o cenário de crescimento lento, mas constante das gigantescas classe-médias da China e da Índia. Troyo entende que o Brasil é a única superpotência agrícola capaz de atender a crescente classe-média da China (com impressionantes 400 milhões de chineses) e da Índia (com 350 milhões). Só para se ter uma ideia a população da América do Sul somada mal chega a 422 milhões. 

Além disso nosso país é uma superpotência ambiental e consequentemente energética, tem dimensões continentais, é um líder regional, tem a quarta maior economia entre os emergentes e a oitava maior economia do mundo.

Segundo o CEO do banco dos BRICS, nosso país tem a matriz energética mais limpa do mundo, tem uma adoção consolidada de combustíveis alternativos e, hoje, de cada cinco pratos de comida servidos no mundo, um é produzido no Brasil e num mundo faminto; isso é o que chamamos de 'Soft Power'.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643