martins em pauta

quinta-feira, 2 de junho de 2022

O maior temor da esquerda que pode levar Bolsonaro a vencer no primeiro turno

 Quinta, 02 de Junho de 2022

Quando Doria conseguiu entrar no governo do estado, já entendia que o próximo passo era ganhar apoio para as prévias do PSDB, e sabia que Alckmin seria um problema para seus objetivos. Antes de tentar uma investida contra o tucano, conseguiu apoio dos prefeitos paulistas, usando Rodrigo Garcia como ponte. Com alguns pactos selados ele derrubou o núcleo paulista de Aécio, e conseguiu ganhar as prévias. Que isso rachou o PSDB no meio, todo mundo sabe.

Mas os financiadores internacionais não queriam Doria pela proximidade que mantinha com a China, e elegeram ‘Milk’ como candidato ideal para participar do pleito para tentar derrotar Bolsonaro, independente das prévias.

Como Tasso apoiava Leite, Aécio viu uma oportunidade e colocou todo o resto do partido que ainda tinha para apoiar a iniciativa.

Com a ameaça do então governador paulista de tentar se reeleger, matando a candidatura do próprio aliado Rodrigo Garcia, Aécio se aproximou de Bruno Araújo e selou o destino da ‘Doria Aventureira’.

Além de empacotar o calça apertada, recuperou os prefeitos paulistas, que ainda vão apoiar Garcia no primeiro turno, mas Tarcísio no segundo. Aécio não gosta de Bolsonaro, mas odeia Lula. Um ponto chave para eleger Bolsonaro com mais votos em São Paulo.

Zema vai apoiar um candidato no primeiro turno, mas seguirá também com Bolsonaro no segundo. Ciro Nogueira, em um trabalho excepcional e estrategicamente silencioso, segue cooptando prefeituras no Norte e Nordeste, quebrando alianças antigas da esquerda, onde abrindo mão de algumas candidaturas do PP e do PL nos municípios, fortaleceu Bolsonaro de forma pragmática e eficiente.

Lira segue avançando com as pautas que ajudam na popularidade do governo, trabalhando junto com alguns Senadores que atentos a mudanças, pressionam Pacheco. Esse é o motivo da pauta do ICMS dos Estados ir direto ao plenário, e por isso o pessoal do Patatismo tem medo e ataca tanto a galera do Centrão.

Todas essas configurações são pensadas para um eventual segundo turno. Mas a grande preocupação da oposição é o fim da guerra no Leste Europeu e a possível melhora da economia até o começo de Agosto.

Pois sabem que com isso, Bolsonaro ganha no primeiro turno.

Foto de Victor Vonn Serran

Victor Vonn Serran

Articulista

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643