martins em pauta

sexta-feira, 3 de junho de 2022

General Heleno faz homenagem a militares e manda recado: "A Amazônia nos pertence. Selva!"

 Sexta, 03 de Junho de 2022

Nesta quarta-feira, 1º de junho, foi comemorado o Dia do Guerreiro de Selva.

A data foi criada em homenagem ao nascimento do Coronel de Artilharia Jorge Teixeira de Oliveira.

Gaúcho, apaixonado pela Amazônia, ele fez história ao ser o primeiro comandante, ainda como major, do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), de 1964 a 1971, participando do planejamento e implantação da Unidade. A determinação e o amor pela Amazônia fizeram com que pioneiros, como o Coronel Teixeirão, como era conhecido, trabalhassem dia e noite para criar toda a estrutura física e organizacional do CIGS, assim como toda a mística que envolve o Guerreiro de Selva.

A criação do brado “Selva” também é atribuída ao Cel. Teixeira. Conta-se que nos primeiros dias do CIGS, não havia, ainda, ficha de serviço de viatura, o que levava a sentinela a perguntar o destino das viaturas que saiam do quartel. Quase sempre a resposta era apressada e precisa: “Selva!”.

Era esse o destino. A resposta curta, tão repetida, fez-se saudação espontânea e vibrante, alastrou-se, expandiu o seu significado, ecoou por toda a Amazônia contagiando a todos com o mesmo ideal.

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, fez uma homenagem aos "guerreiros de selva":

"Militares que voluntariamente se especializaram em operar, na área de selva.
Estão prontos a defender, com excelência, a soberania do país, em mais de cinquenta por cento do território nacional. 
A AMAZÔNIA BRASILEIRA NOS PERTENCE. SELVA!"
  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643