martins em pauta

sábado, 21 de maio de 2022

Governo do Estado diz que atraso na entrega de kits para análises de casos de arboviroses é responsabilidade do Ministério da Saúde

 Sábado, 21 de Maio de 2022

Foto: freepik

O Governo do RN afirma em nota que aguarda a chegada dos kits para análise de casos suspeitos de arboviroses (dengue, chikungunya e zika). Segundo o governo estadual, o material é enviado pelo Ministério da Saúde. O BlogdoBG mostrou que o Laboratório Central suspendeu exames de arboviroses por falta de insumos.

Confira abaixo a íntegra da nota do Governo do Estado:

NOTA

A Secretaria de Estado da Saúde Pública esclarece que os kits para análise dos casos suspeitos de arboviroses (dengue, chikungunya e zika) devem ser enviados mensalmente pelo Ministério da Saúde a todos laboratórios centrais do país. O Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen-RN) aguardava chegada dos kits na última semana, entretanto isso não ocorreu. A nova expectativa indicada pelo Ministério é de que os kits cheguem na próxima semana. Tão logo o Lacen-RN os receba, as análises moleculares serão retomadas.

Sobre os kits de sorologia, a Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública do Ministério da Saúde informou que previsão de reestabelecimento do envio será entre os meses de junho e julho, por problemas de importação do fornecedor devido à dificuldade de fabricação desses insumos que ocorre na Ásia e pelo conflito entre Rússia e Ucrânia.

A Sesap esclarece ainda que não houve falta de planejamento, mas sim uma interrupção momentânea do fornecimento de insumos conjuntamente a uma epidemia, que atinge serviços públicos e privados na parte assistencial e de diagnóstico.

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Governo despreparado, jogaram os velhos problema pra debaixo do tapete vermelho na pandemia, E a culpa é do ministerio da saúde que não enviou os Kits? Fátima a senhora é uma incompetente.

  2. E cadê os especialistas na área para alertar que iria explodir de casos de dengue?
    E o secretario de saude do RN nao foi avisado da falta fos kits? Afinal ninguém trabalha nesse governo estadual.

  3. Se tivesse os Kits, seria o Governo de Estado fazendo tudo pela Saúde do RN. Como não tem, a culpa é do Ministério da Saúde.
    Pense num Povo Sabido!

  4. O governo do Estado nunca tem culpa, impressionante. Até no planejamento de uma possível falta, o governo federal tem que adivinhar. Além de falar besteira, qual a função que a administração pública estadual acham que possuem?

  5. E a manutenção dos carros Fumacê é culpa tbm do Governo Federal?
    Pense numa mulher soberba e ignorante, nem a Paraíba quis ela por lá. Kkkk

  6. Oxente, e qual é a obrigação do Governo do Estado e somente pagar a energia do Laboratório? Afinal quem quem governa o RN?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643