martins em pauta

sexta-feira, 20 de maio de 2022

Produtores rurais se unem e expulsam invasores de terra em MG (veja o vídeo)

 Sexta, 20 de Maio de 2022

Um grupo de proprietários de terras se reuniram para expulsar os membros do MTST, o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, que invadiram uma fazenda na último sexta-feira (14), na cidade de Montes Claros, a 330 Km de Belo Horizonte-MG

A ação, gravada pelos produtores rurais, ocorreu dois dias depois, e contou com cerca de 20 proprietários, todos desarmados.

No local, eles foram confrontados por algumas lideranças, sob o comando de Jairo dos Santos Pereira, coordenador do MTST em MG. Mulheres e crianças eram usadas como escudos enquanto afirmavam que tinham o direito de ocupar a terra, mesmo diante das explicações do proprietário, de que a chácara era regularizada e cercada, de acordo com a lei.

Toda a ação, que culminou no desmonte e queima das barracas, foi acompanhada por uma advogada.

Vale destacar que no dia da ocupação pelo MTST, o jornal O Estado de Minas chegou a fazer uma reportagem cujo título, olhem só, colocava os produtores rurais como ‘vilões’ no caso.

“MTST denuncia invasão em ocupação em Montes Claros: 'Massacre anunciado”, dizia o absurdo título da matéria.

O vídeo mostra que os produtores rurais, além de não admitirem mais a invasão de suas terras, agora sentem segurança jurídica para se unirem e expulsarem os ocupantes.

O motivo é a postura do governo de Jair Bolsonaro, que defende os direitos destes produtores, como a posse e o porte de armas para fins de defesa (ainda que, neste caso, não as tenham usado) e a regularização em larga escala dessas terras, com mais de 350 mil títulos de propriedade já entregues em todo o país nos últimos 3 anos e meio.

É importante ressaltar, também, a rápida reação dos proprietários, que agiram para retomar a terra ocupada em menos de 72 horas após a invasão.

Confira o vídeo:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643