martins em pauta

sábado, 26 de junho de 2021

Espanha suspende obrigatoriedade de uso de máscaras ao ar livre; Mais da metade dos cidadãos já tomaram pelo menos uma dose da vacina

Sábado, 26 de Junho de 2021

Foto: Eduardo Parra/Europa Press via Getty Images (18.jun.2021)

O governo espanhol flexibilizou a obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre a partir deste sábado (26). O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro Pedro Sanchez no dia 18 de junho.

Este fim de semana será o último com máscaras em espaços ao ar livre porque no próximo fim de semana não as usaremos mais“, disse Sanchez durante evento em Barcelona.

O uso de máscara tem sido uma exigência legal, sob pena de multa, em locais fechados e abertos, na maior parte do território espanhol. Havia algumas exceções, como a prática de atividade física ao ar livre.

A determinação está vigente desde meados de 2020, quando a máscara despontou como um dos maiores elementos de proteção contra a covid-19.

Desde 0h deste sábado (26.jun.2021), o uso de máscara está limitado espaços interiores e abertos só quando houver risco de aglomeração ou a distância de 1,5 metros não possa ser respeitada.

Como reportado pelo El País, grupos se reuniram nas ruas por volta da meia-noite para comemorar a flexibilização, que traz a sensação de volta à normalidade depois de quase 1 anos e meio de pandemia. Ainda segundo o site, dezenas de pessoas tiraram suas máscaras na badalada do relógio.

O uso da máscara foi aderido quase que totalmente pela população espanhola. De acordo com o último levantamento do CIS (Centro de Pesquisas Sociológicas), 99,4% dos residentes usavam o equipamento regularmente.

Atualmente, a Espanha registra incidência de 95 casos de covid-19 por 100 mil habitantes. Mais da metade dos cidadãos já tomaram pelo menos uma dose da vacina.

Assim como a Espanha, a vizinha França também suspendeu o uso obrigatório da máscara em locais abertos. Apesar de a taxa de infecção em ambos os países estar em queda, a alta transmissibilidade da variante indiana (Delta) ainda preocupa.

Poder 360

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Aqui no Brasil, só vai liberar o uso de máscaras ao ar livre, quando os récen nascidos forem vacinados, Tudo por disputa política.
    BOLSONARO TEM RAZÃO

    1. Nos EUA tem laboratório, que fabrica, aqui não Brasil não tinha investimento nem um…o governo passado fez investimento em estádios..

    2. E os EUA aplicaram quando? ? Uma coisa é comprar outra é receber e aplicar..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643