martins em pauta

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Cientistas criam estetoscópio capaz de diagnosticar Covid pela respiração

 Sexta, 05 de Fevereiro de 2021

Cientistas criam estetoscópio capaz de diagnosticar Covid pela respiração

Pesquisadores dos Hospitais Universitários de Genebra (HUG) estão desenvolvendo um estetoscópio que, graças à inteligência artificial, é capaz de diagnosticar casos de Covid-19 apenas pela alteração que a doença causa no som da respiração pulmonar. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (4) pela emissora de televisão RTS.

O aparelho digital inteligente, também chamado pneumoscópio pelo idealizador do projeto, o médico Alain Gervaix, começou a ser desenvolvido em 2017, com o objetivo de auxiliar na detecção de pneumonias. Com a chegada da pandemia, o projeto foi modificado para identificar a presença do novo coronavírus nos pulmões.

Ligado a um smartphone ou a um tablet, o estetoscópio, que está em fase final de testes, utiliza um algoritmo baseado em dados recolhidos a partir de sons pulmonares de diferentes pacientes para reconhecer casos de Covid-19.

Segundo a RTS, cada doença ou infecção pulmonar, seja asma, pneumonia, bronquite ou a provocada pelo novo coronavírus, faz com que o pulmão emita sons diferentes e característicos durante a respiração.

O algoritmo, por sua vez, chamado de DeepBreath, foi desenvolvido pela Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), um dos principais centros tecnológicos da Suíça.

Os resultados preliminares de pesquisas realizadas indicam que o sistema é capaz de identificar os sons característicos da Covid-19 mesmo em pacientes assintomáticos, além de ter sido capaz de detectar até oito em cada 10 casos da doença diagnosticados como positivos em testes de PCR.

Fonte: Terra Brasil Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643