martins em pauta

sábado, 6 de fevereiro de 2021

A ciência no Brasil agora avança: Primeiro satélite 100% brasileiro está pronto e já tem data para lançamento

 Sábado, 06 de Fevereiro de 2021


O lançamento fará parte da missão PSLV-C51, da agência espacial indiana Indian Space Research Organisation (ISRO).

O Amazônia-1 é parte da Missão Amazônia, cujo intuito é fornecer dados de sensoriamento remoto para observar e monitorar o desmatamento, principalmente na região amazônica e, ainda, atuar em sinergia com os programas ambientais existente, como a monitoração da agricultura em todo o território nacional.

O satélite tem uma vida útil de 4 anos, e gerará imagens do planeta a cada cinco dias. A missão prevê, ainda, o lançamento de mais dois satélites, o Amazônia-1B e o Amazônia-2.

O Brasil já possui dois outros satélites de sensoriamento remoto em órbita, o CBERS-4 e o CBERS- 4ª.

“A Missão Amazônia irá consolidar o conhecimento do Brasil no desenvolvimento integral de uma missão espacial utilizando satélites estabilizados em três eixos, visto que os satélites de sensoriamento remoto anteriores foram desenvolvidos em cooperação com outros países”, afirmou, em nota, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
“A indústria espacial brasileira terá ganho herança de voo nos equipamentos fabricados para o satélite, o que abre perspectivas para fornecimento a outros países e agências espaciais”, acrescentou o Instituto.

A ciência brasileira vive novos tempos e, finalmente, avança.


Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643