martins em pauta

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Pedido de uso emergencial da vacina de Oxford deve ser feito na sexta-feira, diz Fiocruz

Quarta, 06 de Janeiro de 2020

Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo

O vice-presidente de produção e inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger confirmou que o pedido à Anvisa para o uso emergencial da vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca deve acontecer nesta sexta-feira (8).

À CNN, o vice-presidente afirmou que detalhes burocráticos ainda impedem o pedido. “O plano [para o pedido emergencial] é conservador e feito com muita segurança, por isso a demora com o registro”, explicou.

Em paralelo, a Fiocruz concluiu, nesta terça-feira (5), a aquisição e distribuição de 2 milhões de doses extra do imunizante produzido pela AstraZeneca e a Universidade de Oxford. O valor total do acordo é de R$ 59.400.000.

Marco Krieger voltou a confirmar que o registro regular do imunizante corre paralelamente ao pedido provisório e será concluído em qualquer cenário. “Vamos adicionalmente pedir o uso emergencial, mas a ideia é ter a autorização permanente da vacina o quanto antes”, afirmou o vice-presidente.

A Fiocruz pretende entregar os documentos finais para o registro da vacina de Oxford no Brasil até 15 de janeiro. Para Krieger, o envio dos últimos dados pode ser feito antes do dia planejado. Segundo ele, o processo “andou muito bem”.

A Fiocruz prevê produzir 100 milhões de doses da vacina a partir de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado no primeiro semestre do ano que vem. No segundo semestre, mais 110 milhões de doses devem ser produzidas inteiramente no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), vinculado à fundação.

CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643