martins em pauta

Postagem em destaque

BRISANET A MELHOR INTERNET DO BRASIL

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Governo Federal envia ao Amazonas sete usinas geradoras de oxigênio hospitalar

 Terça, 18 de Janeiro de 2021


Governo Federal envia ao Amazonas sete usinas geradoras de oxigênio hospitalar

O Governo Federal enviou, no último domingo (17/01), sete usinas geradoras de oxigênio hospitalar ao estado do Amazonas. O material vai atender unidades de saúde de Manaus e cidades do interior. Os equipamentos partiram dos aeroportos do Galeão (RJ) e Campinas (SP). As usinas foram requisitadas pelo Ministério da Saúde para apoiar o sistema de saúde do estado diante do recrudescimento da curva epidemiológica da Covid-19 na região.

A previsão é de que as usinas comecem a operar ainda esta semana. Inicialmente, duas delas vão abastecer a enfermaria de campanha do Hospital Delphina Aziz. Outras três atenderão os hospitais Platão Araújo, Francisca Mendes e Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam). Por fim, as duas restantes serão destinadas a outros hospitais, definidos pela gestão local.

As usinas foram requisitas pelo Governo Federal e transportadas ao Amazonas Azul Linhas Aéreas. Cinco delas produzem 13 metros cúbicos por hora, uma produz 17 metros cúbicos por hora e a última produz 22 metros cúbicos por hora. Juntas, elas têm capacidade para atender 100 leitos de UTI.

As estruturas contribuirão com o sistema de gases medicinais de cada unidade, fazendo com que a longo prazo o Governo do Estado economize com a compra de oxigênio.

Além das sete usinas doadas pelo Ministério da Saúde, está previsto, ainda, o envio de outras cinco usinas doadas pelo Hospital Sírio-Libanês. O carregamento deverá ser encaminhado a cidades do interior do Amazonas.

A atuação do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, coordenado pelo Ministério da Saúde com apoio do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus, tem sido fundamental para viabilizar estratégias de recebimento, transporte e distribuição de carregamentos de oxigênio visando atender a demanda de hospitais e serviços de pronto atendimento do estado.

Além de viabilizar a distribuição de oxigênio às unidades, o Ministério da Saúde vem realizando a transferência de pacientes de Covid-19, em condição estável, para hospitais de outros estados brasileiros que se disponibilizaram a apoiar a força-tarefa de apoio ao Amazonas neste momento. O objetivo é possibilitar a redução na demanda e garantir oxigênio e ocupação de leitos de UTI principalmente pelos pacientes graves. Até agora, 74 pacientes já foram encaminhados a serviços de saúde do Distrito Federal, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão e Pará.

Gazeta Brasil / Terra Brasil Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055